20.1.10

Uma dádiva dos deuses

Vanilla Pear Cake

A delicadeza de uma pêra não tem igual. Razão tinha Homero que se referia a elas como uma 'dádiva dos deuses'. É o singelo testemunho de um fruto sem pretensões - a cor indistinta, a textura meio granulada, a firmeza ao toque, o orgulhoso pedúnculo a apontar o céu... O que eu adoro pêras!

Este foi o bolo com que celebrámos o aniversário (oficioso) da minha mãe, que faz anos duas vezes por ano e ainda assim conta sempre menos anos que no aniversário anterior! A receita é de um livro bonito e de um senhor (improvável chef) chamado Bill Granger, cujos pratos sabem sempre a verão ou não fosse ele australiano. O bolo, esse, corre o risco de ser repetido à exaustão. É delicioso.

Vanilla Pear Cake

Bolo de Baunilha e Pêras
Adaptado de Bill Granger, Bill's Food

6-8 pessoas

80 g manteiga sem sal
185 g (3/4 chávena) açucar superfino
1 ovo
1 colher chá extracto baunilha
Raspa 1 limão
185 ml (3/4 chávena) natas
165 g (1 1/3 chávenas) farinha
2 colheres chá fermento em pó
Pitada de sal
4 pêras pequenas, ou 2 grandes
20 g manteiga sem sal, derretida
60 g (1/4 chávena) açucar não refinado (ou mascavado)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata a manteiga com o açucar até obter uma textura fofa e leve. Adicione o ovo, a baunilha e a raspa de limão e bata por um minuto. Acrescente as natas, envolvendo tudo. Peneire a farinha, o fermento em pó e o sal. Misture com cuidado.

Use uma forma de 24 cm. Deite a massa e alise a superfície com uma espátula. Descasque as pêras e arranje sobre a massa em círculos concêntricos. Pincele as pêras com a manteiga e polvilhe com o açucar. Leve ao forno por 50 minutos a 1 hora ou até o bolo estar cozido e as pêras douradas.

A receita original sugere custard como acompanhamento. Eu servi com iogurte grego e mel.