10.5.10

O que é que o ruibarbo tem?

Strawberry Rhubarb Crumble

Tem uma cor bonita? Tem. Tem acidez que baste? Tem. Tem um ar de mistério entre a fruta e o legume? Tem. O ruibarbo tem graça como ninguém. Tem! E é o tempo dele. As minhas aventuras com esta planta começaram o ano passado e para a história ficaram uma compota e um chutney com cebolas roxas. Não que eu tenha experimentado muito com ruibarbo mas fica-me a impressão que a sua natureza está mais do lado dos doces que dos salgados. Este ano quando comprei ruibarbo (no Brio) tinha em mente um crumble ou um soufflé. Ganhou o crumble, muito por culpa da Pipoka e do seu crumble de ruibarbo e de morangos que me deixou a sonhar com tacinhas e iogurte.

Rhubarb Compote

Crumble de Ruibarbo e Morango
Adaptado ligeiramente de Rachel Allen, Rachel's Favourite Food for Friends

4-6 porções individuais

300g ruibarbo, cortado em pedaços 2cm
200g morangos, cortados ao meio
60g açucar mascavado (ou mais, a gosto)
1 colher sopa rum (opcional)

para o topping:
75g farinha com fermento
25g flocos aveia
25g amêndoa laminada
50g açucar demerara (ou granulado)
50g manteiga, fria e em cubos

Misture a farinha, aveia, amêndoa e açucar numa tigela. Misture a manteiga e com a ponta dos dedos aperte até formar uma mistura semelhante a migalhas. Refrigere.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele um prato de forno com manteiga. Disponha o ruibarbo e os morangos e polvilhe com o açucar e o rum, agitanto o prato. Cubra com o topping e leve ao forno por 25-30 minutos ou até estar dourado. Sirva com iogurte grego.

Strawberry Rhubarb Crumble (with greek yoghurt)

15 comentários:

  1. Olá Susana,

    tenho imensa curiosidade no ruibarbo. Este ano semeei e já está nascido. Vamos ver como corre.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, ainda há pouco comentei noutro blog que nunca tinha experimentado ruibarbo. :) Mas também estou curiosa!

    ResponderEliminar
  3. Eu não sei o que é que o ruibarbo tem, porque nunca provei, mas confesso que a vontade é cada vez maior.
    Outro crumble, o da Pipoka já me tirou do sério, este deixou-me a babar. :)
    adoro crumble com iogurte.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Morro de vontade de provar ruibarbo - que delícia de receita!
    Vi alguns programas da Rachel Allen quando estive em Londres e adorei o jeito doce dela.

    ResponderEliminar
  5. tb faço parte o clube das que ainda não provaram mas têm muita vontade...
    vendes para fora??? ;)))

    ResponderEliminar
  6. Suzana,

    Acho que escolhes-te muito bem a forma de usar o ruibarbo. Esta vou ter de fazer, sendo da Rachel Allen só pode ser uma receita infalivel.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma lágrima no canto do olho (esta é um frase recorrente) por ter sido responsável moral por este magnífico crumble... pena é que esse tipo de simbiose não me ponha a tirar fotos tão lindas como as tuas!

    Já vi que vou ter que ir ai ao Brio, pois aquilo de haver ruibarbo no Pingo Doce foi um momento de lucidez irrepetível (ao que parece...)

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Bom dia. Fiz ontem compota de ruibarbo e morango e ficou muito saborosa, tb nunca tinha experimentado. Vale muito a pena.

    ResponderEliminar
  9. Tentador!
    Mas como te disse no Flickr nunca provei.

    ResponderEliminar
  10. Muito bom aspecto! tb quero provar brevemente!!!

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Que receitas deliciosas.

    Beijocas
    Dora

    http://artepaudecanela.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. que lindo!
    eu também fiz na 2ª feira passada, mas como posso usar só manteiga de soja a cobertura (o crumble propriamente dito) ficou um bocado mal...
    vou ter de repetir, que pena! :D
    mas desta vez vou usar a tua receita

    ResponderEliminar
  13. Fantástica esta receita. Não sou muito apreciadora de ruibarbo mas adoro ver receitas que o levam, estranho, não é??
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  14. Que bonita receita. Aqui nunca encontrei ruibarbo (entre muitas outras coisas!), mas gostava muito de experimentar. Ficam-me umas colheradas virtuais tiradas dessas tacinhas cobertas com iogurte.
    ;0)

    ResponderEliminar
  15. Tem um aspecto delicioso! Nunca provei mas ando com uma vontade enorme porque tem uma cor e aspecto super atraentes hehe :) o crumble, esse ficou maravilhoso :) um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!