28.5.10

A obsessão do momento ou uma panna cotta de maracujá

Passionfruit panna cotta // Panna cotta de maracujá

Eu pertenço a uma família de teimosos. É uma evidência. Uma mera constatação. Entre a obstinação e a casmurrice fica um mundo de vontades próprias em que o , o aqui e o agora se manifestam em decisões de uma vida ou na urgência de uma sobremesa para o almoço de Domingo. A sobremesa, the one and only, aquela que me preenche os sonhos e me ocupa os minutos livres: a panna cotta. Eu podia gostar de panna cotta com moderação, podia fazer uma de vez em quando e descansadamente apreciar todas as outras possibilidades. Podia. Se não fosse teimosa. E como tal, faço uma e depois outra, desenformo, mantenho na forma. Junto gelatina e experimento agar-agar. Uso as minhas cobaias (leia-se: família) até à exaustão. Desconfio que se houver outra panna cotta no cardápio vamos ter problemas...

Passionfruit panna cotta // Panna cotta de maracujá

Panna cotta de maracujá
Adaptado ligeiramente a partir de Laura Zavan, Panna cotta, da Marabout.

4 porções individuais

200ml natas
200ml leite meio gordo
100ml sumo maracujá (use a polpa de 2 maracujás, passe por um passador e junte água até perfazer a quantidade necessária)
1 e 1/2 colher de sopa custard powder (Ramazzotti)
1/2 vagem de baunilha, cortada ao meio e as sementes raspadas
50g açucar granulado

Aqueça as natas num tacho. Misture o custard powder com o açucar numa tigela e dissolva com o leite. Retire do lume. Adicione a vagem e sementes de baunilha às natas e a mistura de custard. Junte o sumo de maracujá. Leve ao lume e mexa com uma vara de arames até engrossar. Retire a vagem de baunilha. Deite a mistura em potes de iogurte e refrigere até estar firme (no mínimo, 1 hora).

Para a gelatina:
2 maracujás + 1 para decorar
2 folhas de gelatina

Coloque as folhas de gelatina numa taça com água fria. Abra os maracujás, retire a polpa, passe por um passador e junte um pouco de água. Aqueça ligeiramente. Retire do lume. Escorra as folhas de gelatina, junte ao sumo de maracujá e mexa até dissolver. Deite sobre a camada (já firme). Refrigere 2 horas. Para servir abra o maracujá reservado. Divida a polpa pelos 4 potes.