11.6.10

Times like these*

Warm Potato Salad // Salada Morna de Batata

Junho. Sexto mês do ano civil. Há-os assim. Os meses em que até a folha do calendário parece desafiar a resiliência de quem já viveu mais Junhos destes do que se lembra e lhe conhece todas as manhas. Junho é o mês das cerejas, dos jacarandás em flor, das batatas novas, dos dias longos, da promessa de férias. E é o tempo das pilhas de trabalhos, dos testes, dos projectos, das notas, das noites mal dormidas, dos suspiros (que não de açúcar), da vontade de virar a página e ler: Julho. Sétimo mês do ano civil...

*Times like these é o título de uma música de Jack Johnson, a banda sonora perfeita para uma salada morna de batata que fica pronta em menos de 15 minutos.

Warm Potato Salad // Salada Morna de Batata

Salada Morna de Batata com Rúcula, Feta e Alcaparras
Inspirado numa receita da revista Jamie, Issue 10, June 2010

2 porções, como refeição

400g batatinhas novas com pele
1 mão cheia rúcula
1 colher sopa alcaparras, escorridas e passadas por água
75g queijo feta
3 colheres sopa azeite
1 colher sopa vinagre vinho tinto
flor de sal e mistura de pimentas, moídas na altura

Lave e esfreque as batatas até retirar todas as impurezas. Corte as maiores ao meio. Coza em água abundante com sal durante 10-15 minutos ou até estarem cozidas (mas não desfeitas). Escorra e coloque numa tigela para servir. Bata o azeite e o vinagre com uma vara de arames até emulsionar. Deite sobre as batatas. Junte a rúcula, as alcaparras e o queijo feta esfarelado. Tempere com flor de sal e mistura de pimentas. Mexa para envolver e sirva de imediato.