13.7.10

Flores de curgete recheadas

Courgette Flowers // Flores


Não são rosas mas fazem o mais bonito dos bouquets. Pelo menos para mim. Com o Verão chega o melhor dos vegetais e dos frutos, com as cores vibrantes a encherem as bancas no mercado e as cestas e sacos de compras. É um turbilhão de ideias e a promessa de mil sabores adormecidos durante o tempo frio e há muito desejados. Uma emoção sem igual. Pak choi e outros legumes chineses, tomates de todas as cores e curgetes amarelas. Com flores! Apetece comprar e trazer tudo para casa.

Invariavelmente é isso que acontece, com o caminho de volta para casa a parecer mais longo pelo peso dos sacos. Menos mal que a cabeça cheia de possibilidades faz esquecer a preguiça de uns pés que teimam em não andar mais e um Provador que repete a cada 10 passos "Isto é longe...". Chegados à cozinha, as flores ainda com pequenas curgetes agarradas impõem a sua prioridade. É preciso fazê-las quanto antes. Recheadas? pergunta o Provador. Recheadas, claro. Ricotta e um ramo de manjericão. Um tacho com molho de tomate. 2 flores para cada um e fatias de pão torrado.


Courgette Flowers // Flores recheadas


Flores de curgete recheadas com Ricotta e manjericão
Inspirado numa receita de Jamie Oliver, Jamie Does

2 porções

4-6 flores ainda com pequenas curgetes (amarelas e verdes)
100g queijo ricotta
2 colheres sopa queijo parmesão ralado
pitada noz-moscada
raspa de meio limão pequeno
manjericão e salsa, picados finamente
azeitonas pretas

Junte as ervas aromáticas com o ricotta e o parmesão. Tempere com noz-moscada, raspa de limão, sal e pimenta. Lave as curgetes, abrindo as flores cuidadosamente. Encha com uma colher de chá, tendo o cuidado de não rasgar as pétalas. Se sobrar recheio use como dip com tostas e sirva com as curgetes.

para o molho de tomate com vinho:
750g tomates maduros (2-3 grandes)
1/2 colher sopa azeite
1 dente alho, picado finamente
1 cebola pequena, picada
60 ml vinho branco seco
oregãos secos e manjericão (3-4 folhas grandes)
sal e pimenta preta moída na altura

Para pelar o tomate mergulhe cada um durante alguns segundos em água a ferver. Escorra e retire a pele. Pique o tomate grosseiramente para uma tigela, reservando também o líquido que possa escorrer.

Num tacho largo, aqueça o azeite com o alho e junte a cebola. Deixe cozinhar até a cebola estar macia (2-3 minutos). Junte o tomate, o vinho e as ervas aromáticas. Deixe ferver por 10-15 minutos ou até o molho ter engrossado e apurado um pouco. Tempere com sal e pimenta.

Coloque as curgetes com as flores recheadas no molho. Adicione as azeitonas e rectifique o sal. Tape e deixe cozinhar 10-15 minutos. Sirva com pão torrado e limão aos quartos.


Courgette Flowers // Flores recheadas

7 comentários:

  1. Adorei!
    Esta temporada não me escapam. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que lindas. Tenho ali umas e não sabia o que lhes fazer. Adorei a sugestão!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Que maravilhosa sugestão!!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Aqui no Norte, nunca vi courgettes amarelas, muito menos com flores atarrachadas :) É que nem verdes nem amarelas, flores nem vê-las!

    ResponderEliminar
  5. tambem nao conheço essasd courgettes amarelas

    tenho que procurar
    uma bela ideia
    bom fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. HUmmmm apetitoso!
    Boas!
    O meu novo blog : restauranteopaq.blogspot.com necessita de seguidores, se poder ajudar.....agradecia!
    Obg e bons cozinhados

    ResponderEliminar
  7. Fiquei a pensar onde será o seu mercado, pois aqui pela zona de Sintra nunca vi à venda as flores das courgettes. Mas ando muito curiosa com as receitas que se podem fazer com elas. Esta que nos oferece parece-me muito agradável, tanto à vista como ao paladar. Muito obrigada pela partilha. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!