10.9.10

Pavlova de chocolate com mousse de mascarpone e frutos vermelhos

Chocolate Pavlova

Não tenho a certeza que haja sobremesa mais bonita. Também não sei explicar se são as cores, se as texturas, se o antecipar do que está para vir atrás de uma colher. É como uma janela enfeitada de onde pendem flores numa profusão de cor. Há um drama prometido entre uma camada de merengue de cacau, uma mousse fofa e cremosa e um coroar de frutos vermelhos que o fim do Verão está prestes a levar para apenas retornar daqui a muitos meses. Nem faz diferença contar mais um ano de vida se com ele vier uma fatia de Pavlova.

Esta sobremesa recebe o nome da famosa bailarina Anna Pavlova aquando da sua passagem pela Australia e Nova Zelândia nos anos 20 do século passado. A explicação é que os tules da saia da bailarina e o merengue apresentam semelhanças que inspiraram o chef de um hotel em Wellington...

London window // Janela

Pavlova de chocolate com mousse de mascarpone e frutos vermelhos
Adaptado de Chocolate Epiphany de Francois Payard

4-6 porções individuais

para o merengue de chocolate:
3 claras de ovo grandes
pitada de sal
110g (½ chávena + 1 colher sopa) açúcar granulado
30g (¼ chávena) açúcar em pó (icing sugar)
30g (1/3 cup) cacau em pó

Pré-queça o forno a 150ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e se desejar marque um círculo com aproximadamente 20cm de diâmetro para depois deitar o merengue. Bata as claras com uma pitadinha de sal até começar a formar "castelos". Aumente a velocidade e gradualmente adicione o açúcar granulado (uma colher de cada vez) até obter "castelos" firmes. Não bata demais para o merengue não ficar seco. Peneire o açuçar em pó e o cacau sobre as claras e envolva delicadamente. Deite o merengue no papel vegetal e procure ocupar o círculo marcado. Leva o forno por 1 hora ou até o merengue estar rijo. Deixe arrefecer no forno.

para mousse chocolate com mascarpone:

200ml natas para bater
1 colher chá raspa de limão
125g chocolate (70% cacau), partido
200g mascarpone
pitada noz-moscada
1 colher sopa Cointreau (optional)

Aqueça metade das natas num tacho pequeno com a raspa de limão. Não deixe ferver. Retire do lume e junte o chocolate. Mexa até estar completamente derretido e brilhante. Verta para uma tigela e deixe arrefecer. Bata o mascarpone, as restantes natas e a noz moscada até obter um creme homogéneo. Adicione o Cointreau e bata até engrossar. Misture ¼ da mistura de mascarpone no chocolate. Envolva o restante até estar bem incorporado.

Chocolate Pavlova

para montar a pavlova:

300g frutos vermelhos (groselhas, mirtilos, morangos, amoras, framboesas)
açúcar em pó (icing sugar), para polvilhar
Espalhe a mousse sobre o merengue com uma espátula. Deite os frutos vermelhos sobre a mousse e polvilhe com açúcar em pó. Sirva no dia.

18 comentários:

  1. Fantástica e muita gulosa.
    Uma tentação!

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou apreciadora de merengue confesso, mas está tão bonita esta sobremesa que eu não recusava de maneira alguma.
    Perfeita!!!
    bj

    ResponderEliminar
  3. chocolate, merengue e frutos silvestres sao capazes de me levar aos ceus por si so! combinados, nao consigo imaginar. so me resta assim a solucao de acrescentar mais esta receita a minha longa top-10 to do list!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que delícia!!! Estou comendo com os olhos!!
    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Chocolate, merengue, mascarpone...neste momento estou em transe não consigo escrever uma frase com lógica...

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Suzana
    Mais uma sobremesa delicada e perfeita.
    Chocolate, mascarpone e frutos silvestres, um trio delicioso.
    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Delicada...tal como uma bailarina. Fiquei em pulgas para fazer! Mais uma magnifica proposta de fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz e nunca comi porque o meu forno não se presta a sobremesas tão chiques :) É de facto muito bonita!

    ResponderEliminar
  9. Ai que linda toda pintosa de verão. Fiquei imaginando uma garfada : o crocante da base, o cremoso da mousse e a leve azedinha explosão de verão. Deleite para olhos, boca e estômago

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Ai, que post maravilhoso!!!Lembrou-me do 1º que li aqui, sobre o bolo do dia dos namorados... Já disse e repito, ele é o meu coringa... Bjs

    ResponderEliminar
  12. Uma doce provocação a que eu por não resistir só faço uma vez muito de vez em quando.
    Os frutos vermelhos não podem faltar, tenho que experimentar essa versão de chocolate que me deixou encantada.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Conseguiste deixar-me a suspirar por esta Pavlova. Pura tentacao...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. nao gosto muito de merengue mas assim de chocolate e com esses frutios esta a chamar pela minha gula
    beijocas

    ResponderEliminar
  15. Muito tentador mesmo!
    É um desafio à nossa capacidade de resistência? Se apanhasse uma fatia não resistiria... Uhmmmm.

    Um abraço
    Miguel (Cozinha Sem Tabus)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!