25.10.10

Extracto de baunilha e uma razão para gostar de rum

extracto de baunilha // vanilla extract

O negócio da década é feito de coisas improváveis como a baunilha. É na companhia de quem como nós preza as vagens bem negrinhas que se fazem as melhores compras e se sonha com o que por cá não há. Pelo menos a preços decentes. Foi assim que me vi proprietária de uma mão cheia de vagens de baunilha a um módico preço. O extracto de baunilha é a aplicação mais lógica neste caso e eu resolvi que não queria fazê-lo com vodka mas com rum. E da baunilha se fez extracto.

cravos laranja
baunilha // vanilla beans

Extracto de baunilha e rum
Adaptado de Chocolate & Zucchini, receita original da Clotilde

3 vagens de baunilha
250ml (1 chávena) de rum (Havana Club)

Necessita de um frasco esterlizado com um pouco mais de 250ml de capacidade.

Corte as vagens longitudinalmente para expor as sementes. Coloque no frasco e encha com o rum. Tape e agite bem. Guarde num local fresco e escuro (por exemplo, dentro de um armário). O extracto fica capaz de ser usado em 8 semanas. Ao longo desse tempo agite o frasco de vez em quando. O líquido tornar-se~á cada vez mais escuro.

Quando começar a usar o extracto pode voltar a preencher o frasco com mais rum (preferencialmente igual) e adicionar as vagens de baunilha entretanto utilizadas. Desta forma o extracto mantém-se indefinidamente.