17.2.11

Embrulhos de massa filo com feta e mel

Embrulhos de feta e mel // Honey Feta Parcels

Diz-se do mundo que é plano. A afirmação não contraria a ideia de que a Terra é esférica simplesmente porque não se refere ao conceito geográfico. O mundo “plano” é afinal uma metáfora para a maior facilidade com que diferentes culturas, países e tradições se têm aproximado com a crescente mundialização, reduzindo distâncias e encurtando diferenças. No campo da alimentação, o mundo plano traduz-se numa enorme oferta de ingredientes vindos dos quatro cantos e onde outros sabores, cheiros e texturas se encontram ao virar da esquina, quase sem sair de casa. Confesso-me mais virada para Oriente nos dias que correm. Quero o doce do mel e o conforto do ouro líquido que o azeite oferece. Quero a delicadeza da massa filo e os orégãos. São os cheiros das especiarias douradas que me chamam pelo nome, as texturas preciosas dos grãos de cuscuz e trigo, as sementes de sésamo que apelam ao sonho e me levam para longe. Queiram seguir comigo na busca por terras gregas de uma resposta às minhas vontades. Vem sob a forma de um presente, embrulhado com carinho e que encerra o doce e o salgado, o estaladiço e o macio, o quente e o frio.

Embrulhos de feta e mel // Honey Feta Parcels



Embrulhos de massa filo com feta e mel
Adaptado de Jamie Oliver, Jamie Does (Greece)

serve 2 como entrada, acompanhado de salada

125g queijo feta, em migalhas
1 colher (sopa) azeite + 2 colheres (sopa) para pincelar
2 colheres (chá) mel + extra para servir
1 colher (chá) orégãos secos
4 folhas massa filo
1 colher (chá) folhinhas de tomilho
1 colher (sopa) sementes de sésamo, tostadas

Misture o queijo feta com uma colher de sopa de azeite, duas colheres de chá de mel e os oregãos.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare a massa filo, retirando uma folha de cada vez e tapando para que a restante não seque. Pincele a massa com azeite e polvilhe com folhinhas de tomilho. Disponha outra folha de massa filo por cima, pincele com azeite e dobre a parte superior sobre a parte inferior para obter um rectângulo comprido. Coloque metade da mistura de queijo no centro desse rectângulo e dobre as margens superior e inferior sobre o recheio. Em seguida feche a parte direita e depois a esquerda (ou ao contrário!), uma sobre a outra. Coloque o embrulho com o topo superior para baixo por forma a fechar com o peso do recheio. Repita esta operação para obter um segundo embrulho. Leve ao forno até a massa estar dourada (cerca de 6-8 minutos). Retire do forno e disponha no prato, regando com mel e sementes de sésamo tostadas. Sirva com salada como entrada ou faça embrulhos mais pequenos se quiser servir como aperitivo.

notas: A receita original faz uma quantidade maior e como as folhas de massa filo usadas são de menor dimensão e cortadas ao meio, os embrulhos são muito mais pequenos que os que fiz. Neste video pode seguir-se esta receita.

15 comentários:

  1. Olá Susana:

    Que aspecto delicioso. Sempre adorei embrulhos de queijo salgado com o doce do mel...

    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  2. Nossa, adorei a descrição do sabor do ruibarbo, a sua visita e o elogio ao meu blog! Muito obrigada! Adorei tbm essa receita, outro ingrediente que tenho que colocar na minha lista de mercado: massa filo!!! Beijok

    ResponderEliminar
  3. No meu casamento tive uma entrada muito parecida, só que em vez de queijo feta era queijo de cabra... ainda hoje me falam naquela maravilhosa entrada.
    Esta também deve ser uma delicia ;)

    ResponderEliminar
  4. Tem uma combinação de ingredientes que adoro e que só podem resultar bem juntos. Este tempo ainda pede entradas assim reconfortantes....
    Muito bem!
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Magnifica entrada! Adoro esta combinação oriental e agradeço a mundialização....pois de outro modo, não poderia desembrulhar estes preciosos presentes! Um beijiinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Olá! Gostaria de saber pf onde consigo encontrar a massa filo?Tem o aspecto parecido à massa quebrada ou folhada quando embalada?Já procurei comprar mas sem sucesso. Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  7. Cleo,

    A massa filo encontra-se nas grandes superfícies como o Jumbo ou o Continente e imagino que as restantes também têm. Alguns destes supermercados têm mesmo uma marca branca própria. A massa filo encontra-se normalmente junto à massa quebrada e folhada (refrigeradas). Espero que encontre. :)

    Bj e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  8. Suzana,

    Adoro a combinação do queijo e do mel... São uma fusão de sabores perfeita. Com o crocante da massa filo, só pode ser bom!

    E quanto ao post, ainda bem que se dá cada vez mais a globalização alimentar... Como tu, já não sei se viveria sem esses ingredientes/alimentos.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Ando completamente absorvida na e pela Grácia devido à Tessa Kiros :) Feta é dos meus queijos favoritos, deve ficar muito saboroso!

    ResponderEliminar
  10. este conjunto é certamente vencedor.. e as sementes no topo da massa ficaram lindas =)

    ResponderEliminar
  11. bem que maravilha. acho que so por si ja em satisfazia ebm para um jantar rapdinho
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Estou maravilhada!
    Parabéns!
    Sem dúvida que a apresentação do prato é fundamental para nos cativar a atenção para um receita.
    Joana Pinheiro
    http://nutrisuperhealth.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Nunca comprei massa filo porque a acho excessivamente cara e já ouvi falar que é difícil trabalhar com ela. Mas tenho visto delicias com essa massas e estou a ficar com vontade de experimentar. Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Uma entrada que parece um presente, de tão bem embrulhada que está! Esta combinação é uma das favoritas cá em casa, mas costumamos trocar as sementes de papoila por nozes...
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  15. Estou maravilhada!
    Parabéns!
    Que aspecto delicioso.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!