24.10.11

Tapioca com alperces secos e lavanda para manhãs longas

Tapioca com alperces secos // Dried Apricot Tapioca
Falta o tempo e a vontade, sobra o sono e a pressa.Há quem se faça à vida em cada manhã de estômago vazio. Não é o caso por aqui. Comece o dia às seis da manhã ou ao quarto para o meio-dia, cá em casa serve-se sempre um pequeno-almoço sentado. Café com leite, torradas, queijo e o ocasional fiambre para o carnívoro de serviço, requeijão e compotas para a menina. Fruta para encerrar e prontos para mais uma jornada. Que o dia promete terminar tarde e a manhã estender-se pela tarde. Sem grandes pausas para comer.

As minhas manhãs têm sido intermináveis. E as tardes também. Com mais um prazo para cumprir, é preciso escrever. De todas as tarefas, escrever é a que exige maior esforço e concentração. É uma actividade solitária, morosa e muito absorvente. Uma tigela de tapioca morna é tudo o que eu quero quando o almoço ainda vem longe e o pequeno-almoço já foi esquecido. Confort food.

Lavanda // Lavender
Tapioca com alperces secos // Dried Apricot Tapioca


Tapioca com alperces secos e lavanda
Adaptado a partir de uma ideia de Sophie Dahl, From Season to season

serve 2-3

40g tapioca
200ml leite
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sopa) mel
½ colher (chá) extracto de baunilha

12 alperces secos
sumo de 1 laranja grande
1 colher (sopa) mel
1 pau de canela
¼ colher (chá) lavanda seca (ou mais a gosto)

Coloque a tapioca numa tigela e deite água até esta ficar coberta em cerca de 2 dedos. Demolhe os alperces em 125ml de água morna até estes ficarem macios e hidratados. Deixe a tapioca absorver a água (cerca de 1 hora). Coza a tapioca num tacho com o leite e a manteiga em lume brando por 10 minutos. Adicione o mel e verifique se a tapioca está cozida (mas ainda com líquido). Corte os alperces ao meio e coloque-os com o sumo de laranja e 2-3 colheres de água num outro tacho com a canela e a lavanda. Mexa ocasionalmente durante 10 minutos ou até obter um molho de fruta grosso. Deite a tapioca em taças e acrescente 2 colheradas de alperces.