9.2.12

Cogumelos e ovo escalfado em tosta e um convite para jantar

Londres (de cima) // London from above

Sejam bem-vindos a Londres. A viagem passa pela cidade onde vive o meu convidado de hoje. Virá para o jantar. Ou para o pequeno-almoço. Talvez chegue pela hora do almoço. Nunca se sabe. Resolvo estar preparada. A nossa refeição será uma tosta de cogumelos com um ovo escalfado. O prato que lhe reservei come-se a qualquer hora e cabe nas várias refeições do dia. Se vier para uma refeição mais formal, bebemos vinho. Se ele se perder pelas ruelas e mistérios desta cidade e chegar para o brunch, há-de haver um bule de chá Earl Grey ou uma chávena de café à espera. Não que o homem que convidei para a minha mesa perca tempo com refeições. Entre deduções lógicas e o método científico, criminosos, vilões e gente em apuros é ao violino e à cocaína que recorre quando mais nada funciona.

Hello, Mr. Holmes.

Sherlock Holmes Museum, London
Cogumelos em tosta // Mushroom Toast with a poached egg

Sou uma fervorosa leitora de policiais. Sempre fui. Podia dizer que um dos meus escritores preferidos é Sir Arthur Conan Doyle. Não é verdade. A minha dedicação tem um destinatário diferente. Conan Doyle criou um personagem que saiu do papel, assumiu vida própria e sobreviveu ao criador. A sua morada em 221B Baker Street passou a existir, as suas frases de tão repetidas parecem reais e os seus hábitos são discutidos como se de uma pessoa se tratasse. Li todas as aventuras de Sherlock Holmes que foram, no original, publicadas como um folhetim na revista The Strand. Segui séries televisivas, entre as quais um fantástico Jeremy Brett na Granada Television e mais recentemente um Sherlock moderno, com telemóveis e computadores à mistura (da BBC). É um reencontrar do génio, numa reinvenção constante, em novos cenários e diferentes tempos. Há ainda as sequelas. É que alguém como Sherlock Holmes tem muitas vidas. A minha preferida é da escritora Laurie R. King com a sua Mary Russell a casar com Holmes quando este já vai nos "sessentas" (traduzido em Português) e a ombrear com ele em aventuras pelo mundo inteiro.

A relação de Sherlock Holmes com a comida é de profundo desprezo. Os gritos pela Mrs Hudson nunca são para pedir o pequeno-almoço, para desgosto do Dr. Watson que é um bom garfo e da própria Mrs Hudson, uma cozinheira muito competente. Embora já estejam presentes as influências do império Britânico e a tradicional tendência para os assados, as pies e os hot pots, a Londres vitoriana tem uma cozinha sem grandes rasgos. Estes cogumelos on toast não serão estranhos ao meu convidado já que sabores idênticos podem ser encontrados nas receitas da época. Se ele não gostar, como eu. É que já ando a preparar o estômago para o que dirá de mim.

uma chávena de café e um livro

Convidei para jantar é um projecto da autoria da Ana e o tema deste mês (já adivinharam) é Personagens de livros e/ou filmes. Sherlock Holmes cabe em qualquer das categorias, com os livros (e já agora as séries televisivas) a estarem a anos luz do que tem sido feito no cinema. Um convidado surpreendente. Em todos os sentidos.



Cogumelos e ovo escalfado em tosta

serve 2

para os cogumelos:
1 dente de alho, picadinho
250g de cogumelos frescos (marrons, paris, etc.)
1 colher (sopa) azeite
1 cebolinha nova, fatiada finamente
1 colher (chá) salsa picada

para os ovos:
2 ovos grandes, frescos
1 colher (chá) vinagre vinho branco
pimenta preta
azeite virgem extra

Aqueça o azeite numa frigideira grande com o alho picado. Junte os cogumelos fatiados (se necessário, em duas vezes) e mexa por 2-3 minutos. Adicione a cebola e vá mexendo até os cogumelos estarem cozinhados (5 minutos). tempere com sal e pimenta. Polvilhe com a salsa.

Numa panela à parte, ferva bastante água. Reduza o lume até obter um borbulhar contínuo. Junte o vinagre e uma pitada de sal. Parta o ovo numa tigela e introduza na água com cuidado. Deixe cozer cerca de 3 minutos. Retire com uma escumadeira e coloque num prato com papel absorvente.

Torre 4 fatias de pão. Disponha nos pratos aquecidos. Coloque um ovo escalfado sobre cada fatia de pão torrado. Tempere com pimenta preta moída na altura e um fio de azeite.