28.11.08

Ruas & Fish Pie

England

Caminhar pelas ruas. Se eu tivesse que apontar a minha perdição quando viajo para sítios que não conheço, teria de escolher deambular sem destino. Meter o nariz nos lugares perdidos onde os turistas não se chegam e esconder-me entre os locais. A coisa é muito fácil quando se está numa cidade grande como Londres e se domina a língua. Muda de figura quando se está em Paris com o meu francês macarrónico e insípido. Mas um sorriso enigmático, umas roupinhas cuidadas e uma echarpe colorida extra resolvem. Já tentar o mesmo em Cambridge ou Bury St Edmunds e conseguir pronunciar 'Kenneth' como um local é outra história... Mencionei a minha viagem flash do verão passado ao Reino Unido para me encontrar com a minha amiga N. que vive no Suffolk. Embora eu conheça o sul de Inglaterra relativamente bem, nunca antes tinha estado no centro norte do país. O meu dia passado em Cambridge foi fantástico e a minha visita ao Theatre Royal em Bury mais que memorável. Como boa britânica, N. serviu-me uma pie* para o jantar. Há alguns dias fiz uma para o nosso jantar (daí as fotos miseráveis) e lá fui revivendo aqueles dias.

* pie pode denominar tanto as nossas empadas, como empadões ou tartes cobertas ou invertidas (com a massa por cima).

Fish Pie

Fish Pie
Ligeiramente inspirado em Jamie's Ministry of Food, receita original aqui

para 4 pessoas

4-5 batatas grandes, sem pele e cortadas em pedaços
1 cenoura grande, sem pele e ralada
150g Mascarpone
Sumo e raspa de 1 limão pequeno
1/4 colher chá chili flakes (ou malagueta seca)
400g lombos pescada, cortados aos cubos
8-12 camarões grandes crús, descascados
1-2 colheres sopa azeite
sal e pimenta preta acabada de moer

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Deixe a água com sal levantar fervura numa panela e adicione as batatas. Coza por 12 minutos ou até estarem macias. Rale a cenoura para um prato de ir ao forno. Coloque o peixe e os camarões por cima da cenoura e polvilhe com chili flakes. Adicione o sumo e raspa do limão e tempere com sal e pimenta. Regue com o azeite. Misture tudo.

Escorra as batatas num escorredor e coloque-as novamente na panela. Esmague até obter um puré e misture o Mascarpone. Tempere com sal e pimenta. Espalhe uniformemente por cima da mistura de peixe e cenoura. Leve ao forno por 40 minutos ou até estar gratinado e dourado no topo. Sirva com vegetais ao vapor ou uma salada. Servi a minha com abóbora (butternut squash) caramelizada.

8 comentários:

  1. Esta receita é ótima.


    O show onde ele ensina a receita desta torta está disponível no site dele. Eu fiz uma vez e ficou muito bom, mas fiz sem chili.

    Comentário repetido, coisa chata, não?

    Abraços,

    C.

    ResponderEliminar
  2. Um dia destes a "piolha" perguntou-me: "Mãeeee! Se eu quiser dizer pie em português como é que eu digo?", eu respondi: "empada", a cachopa não acreditou, isto dos cachopos passarem os dias a ouvir falar inglês deixa-os todos baralhados.

    Bem, a receita: sem duvida uma óptima sugestão para um jantarinho confortável, nós que temos a mania de só fazer empadão com sobras (pecadora me confesso).

    Beijoca e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Adoro empadões e empadas então...não fosse eu neta de inglesa! Esta deixou-me particularmente curiosa por causa do mascarpone, o meu ingrediente fetiche dos últimos tempos.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa sua pie, minha querida.. adorei...
    Beijo grande..

    ResponderEliminar
  5. Amei a foto com a bicicleta!
    Que lugar mais lindo.
    A receita comeria e repetiria hahaha, vendo a bicicletinha hahaha
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa essa pie. A foto esta um escandalo!!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida que aquilo que mais gosto de fazer nas cidades é perder-me pelas ruas. Deambular sem destino, quase a deixar-me surpreender pelo que vai aparecendo. Funciona melhor em cidades pequenas, mas as grandes não deixam de ter o seu encanto.
    E este ano vou perder-me no Ano Novo pela tua Londres. A ver se me recebe bem, no novo ano :)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!