15.3.13

Salada de cuscuz e legumes com queijo halloumi grelhado

cuscuz e queijo halloumi

Todos os dias são bons para experimentar uma comida nova. Uma combinação de ingredientes nunca provada ou uma nova técnica, tantas vezes simples e quase óbvia. Porque quando se sabe, quando se conhece, o mundo fica maior. É uma felicidade descobrir sabores diferentes e novas texturas. A emoção da descoberta não tem paralelo. Pode ser um vegetal mais inusitado, um cereal desconhecido ou um queijo de nome esquisito. No prato, a promessa de uma aventura em tempo real e sem sair do sítio. Tantas vezes fácil e ao alcance da mão.

Dias perfeitos.

banca do mercado
Halloumi com cuscuz e legumes

O halloumi é um queijo cipriota feito a partir de leite de cabra e de ovelha e cuja característica mais marcante é não fundir. O que lhe permite ser cozinhado de maneira diferente da maioria dos queijos, por exemplo grelhado ou frito. É um queijo salgado que é frequentemente encontrado em receitas provenientes do Médio Oriente. As combinações possíveis são quase infinitas. Aqui chega acompanhado de legumes cozidos ao vapor e cuscuz.

Para um almoço rápido durante a semana. A piscar o olho à Primavera.



Salada de cuscuz e legumes com queijo halloumi grelhado
Adaptado de uma receita BBC Good Food

serve 2, como refeição ligeira

1 cabeça de brócolos ou romanesco, em floretes
uma mão cheia de ervilhas
150g cuscuz integral
½ colher (chá) cominhos
½ colher (chá) canela
250 ml caldo de legumes
200 g queijo halloumi, em fatias
sumo de ½ limão
azeite, para pincelar o queijo
10 tomates-cereja, cortados ao meio
coentros picados para servir
azeite virgem extra, para servir

Coza os brócolos ao vapor (5-6 minutos). Adicione as ervilhas e deixe cozer 2 minutos. Coloque o cuscuz numa tigela, junte as especiarias e sal e pimenta preta moída na altura e verta o caldo a ferver. Cubra e reserve 2 minutos ou até absorver todo o líquido.

Aqueça um grelhador ou uma frigideira anti-aderente. Pincele as fatias de queijo halloumi com azeite e grelhe 2 minutos de cada lado.

Com um garfo, mexa um cuscuz. Acrescente os legumes cozidos e os tomates. Polvilhe com os coentros picados. Tempere com azeite virgem extra. Sirva com o queijo grelhado em cima.

--
veja também:
Salada morna de curgete e queijo halloumi
Salada de cuscuz com vegetais assados

15 comentários:

  1. É quando vejo receitas destas que sinto o peso da insularidade. Tenho imensa curiosidade em relação a este queijo, mas nunca o vi à venda por cá. Parece-me perfeita, a tua salada.

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilídia,
      Quando eu for à Terceira prometo levar na bagagem um pacote. Fica registado. ;)

      Um beijo e bom fim de semana*

      Eliminar
  2. Tenho que ver se encontro esse queijo...deve ser delicioso!
    beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desta saladinha e não conhecia este queijo.
    Bom fim de semana, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
  4. Ando curiosa com este queijo desde que vi a Nigella a corar umas fatias na frigideira e acompanhar uma salada...Fiquei deliciada!!!Agora deliciei me novamente com o teu prato!!!Tem tudo que é preciso para resultar em sabores e odores fantásticos....A junção do queijo com os legumes até cria água na boca só de imaginar!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto desta sugestão. Não conheço o sabor deste queijo, mas tenho que experimentar.
    beijinhos e bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito deste tipo de pratos diferentes para fugir à rotina dos paladares constantes. E este ficou a piscar-me o olho ;)

    Beijinhos e um fim-de-semana cheio de boas receitas!

    http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/03/bolo-de-amendoa-com-perfume-de-limao.html

    ResponderEliminar
  7. Adoro halloumi e só tenho pen do seu preço quase proibitivo, o que me impede de o comprar mais vezes. Gosto muito de o confeccionar como "saganaki", ao bom estilo grego.
    A tua sugestão de hoje é, sem dúvida, primaveril :)

    ResponderEliminar
  8. Ideia maravilhosa para trazer para o escritório.. :) Não conheço esse queijo.. tenho que o procurar para experimentar.. :)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Concordo tanto contigo, adoro partir à descoberta de ingredientes novos. Misturas novas. O que eu me emociono com um frasquinho de algo novo na cozinha! É uma sensação tão boa.
    O halloumi quero tanto provar, assim numa salada que chama a Primavera.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Simples e saboroso, nunca provei esse queijo e cada vez tenho mais vontade! beijos

    ResponderEliminar
  11. Ando cheia de vontade de experimentar este queijo... Uma delicia com certeza esta receita!

    ResponderEliminar
  12. Hmm, tenho de me vir inspirar aqui! Esta semana vamos fazer um cuscuz :)


    Raquel

    ResponderEliminar
  13. As vezes me contenho para nao comprar halume pois acabo comendo muito sem colocar em prato nenhum . um terror. gosto muito da sua textura quando grelhado e achei otimo vc te-lo usado com legumes grelhados.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!