17.4.14

{Para a mesa de Páscoa} Pão de especiarias, passas e avelãs

Pão de especiarias, passas e avelãs

As mãos que aparecem nestas (e noutras) fotografias, e que são presença frequente por aqui, fazem mais do que segurar pratos e travessas. Hoje estas mãos amassam um pão e escrevem a receita. Na primeira pessoa, O Provador vem partilhar a última das suas paixões: fazer pão. Porque é Páscoa, resta-me desejar-vos a todos uma festa feliz e passar a palavra.

Este é um pão inspirado na tradição dos folares e bolos de Páscoa feitos à base de massas levedadas e enriquecidas com açúcar, ovos e manteiga. Neste caso, os sabores são intensificados com uma mistura de especiarias, passas e avelãs levemente trituradas.

Pão de especiarias, passas e avelãs Pão de especiarias, passas e avelãs

A opção por adicionar frutos secos e especiarias e entrançar a massa faz com que este seja claramente um pão de festa, perfeito para uma celebração de família como a Páscoa. Se se escolher utilizar uma forma para cozer o pão, as suas fatias são muito boas ligeiramente torradas.

Sirva ao pequeno-almoço ou ao lanche, simples, barrado com manteiga ou com compotas de fruta. Acompanhe com chá ou café.

Pão de especiarias, passas e avelãs



Pão de especiarias, passas e avelãs

rende 2 pães

800 g farinha
1 pacote de fermento instantâneo (cerca de 10 g)
125 g açúcar
120 g manteiga (com sal)
250 ml água
4 ovos
1 colher (café) de sal
1 colher (café) açafrão das índias
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de mixed spices (mistura de sementes de coentro, canela, cravinho, gengibre, noz moscada)
100 g passas (de uva ou corinto)
100 g avelãs, grossamente picadas
+
farinha para polvilhar
1 ovo batido para pincelar


1. Misturar a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e as especiarias numa tigela grande que permita a adição posterior dos ingredientes líquidos. Colocar o fermento e o sal em lados opostos de modo a não anular o efeito pretendido do primeiro.

2. Adicionar a água, os ovos ligeiramente batidos e a manteiga amolecida à mistura da farinha. Misturar bem até os ingredientes formarem uma massa que se solte da tigela.

3. Numa superfície limpa e polvilhada com um pouco mais de farinha, amassar durante cerca de 10 minutos até obter uma massa elástica que não se pegue às mãos.

4. Formar uma bola e deixar a massa levedar numa tigela, previamente untada com óleo, coberta com película ou um pano limpo, à temperatura ambiente durante 2 horas ou até a massa triplicar de volume.

5. Numa superfície limpa e polvilhada com um pouco mais de farinha, tender a massa usando a palma das mãos e os nós dos dedos e formar um rectângulo com cerca 1-1,5 cm de espessura. Distribuir sobre este as passas e as avelãs. Enrolar a massa sobre esta mistura e deixar levedar novamente por cerca de 1-1,5 hora ou até a massa duplicar de volume.

14 comentários:

  1. Olá Suzana,
    passei só para te desejar uma Páscoa Feliz. Gosto destes pãos de festa, e ainda que não seja na Páscoa, irei experimentar a tua versão.
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
  2. Deve ser uma delicia, ficou mesmo bonito!
    Feliz Páscoa, bjs

    ResponderEliminar
  3. Ah ah, Provador no seu melhor! Que belo presente de Páscoa. O provador lá de casa anda em testes: todos os dias as cozinha fica em pantanas porque sua excelência anda a experimentar receitas :D

    ResponderEliminar
  4. Adoro :) Cá em casa o provador também põe a mão na massa, mas não tão frequentemente como eu gostaria... Na verdade nem eu ponho a mão na massa tantas vezes como gostava, que as massas que saem das nossas cozinhas são incomparáveis às que compramos por aí. Uma Páscoa feliz :)

    ResponderEliminar
  5. Para além de ter umas mãos bonitas o Provador sabe fazer pão ;))
    gostei muito da receita!

    ResponderEliminar
  6. Oh, adoro o post de hoje! Cheio de cheirinho bom a especiarias.
    Gosto da forma como nos apresentas o Provador, que sempre nos mostra as tuas receitas nas suas mãos. Boa Páscoa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. E um dia, um dia ele tinha mesmo que fazer algo mais por aqui que não apenas posar de modelo de mãos, eheheh. Mas não se safa, sem elas não há massa, e que massa tão boa esta que nos traz ele.
    Gosto tanto! :)
    Um beijinho para vocês e uma Páscoa Feliz. E doce.

    ResponderEliminar
  8. Que lindo post Suzana! Sou leitora assídua mas pouca vezes comento, não por mal, mais por falta de tempo!
    Obrigado por esta partilha e por dares a conhecer o Provador que nos presenteou com um pãozinho tão lindo e aromatizado.
    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  9. Boa Páscoa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  10. Que cheiro maravilhoso deve ficar na cozinha ao cozer este pão! Para mim, pães assim são perfeitos a qualquer altura do ano :)

    ResponderEliminar
  11. Que receita apetitosa. E uma ternura, ver que mais mãos andam por aqui ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  12. Tem um ótimo aspeto e o sabor deve ser uma delicia. Será que posso substituir a manteiga por azeite?
    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Nós não experimentámos essa substituição mas estou tentada a afirmar que não deve haver problema. O sabor do azeite e mais vincado mas se escolher um mais frutado (por exemplo de azeitona galega) deve obter bons resultados.

      Se experimentar a substituição diga como ficou. :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!