15.7.15

Os melhores brownies do mundo

Brownies {com chocolate branco}

Os aniversários são o que deles fazemos. Dos que programam celebrações que duram dois dias aos que correm o risco de se esquecer caso a família e os amigos não se lembrem. A minha cara metade pertence aos últimos. Juntos partilhamos esta falta de entusiasmo com o dia de anos, característica de quem celebra o seu nascimento em pleno Verão quando metade do mundo foi de férias e a outra metade sonha com elas. Ao longo do tempo criámos rituais simples que mudam em função do que a vida dita mas onde nunca falta o bolo. Este ano foi um dia cheio de reuniões de trabalho e por isso havia que encontrar uma solução transportável e que fosse do agrado de todos.

Quando a pergunta implica muitas variáveis, quando um não gosta disto e outro não come aquilo, a resposta certa é (quase) sempre a mesma: chocolate. Está decidido. Saem quadrados imperfeitos de uma promessa de céu na terra, à altura de todas as comemorações.

Brownies {com chocolate branco} Brownies {com chocolate branco}

bolos de chocolate e há bolos de chocolate. Depois há os brownies. E finalmente há aqueles que são os melhores brownies do mundo. São densos e ricos, escuros e irregulares, viciantes e pecaminosos. São tudo o que um brownie deve ser. Pelo menos para mim. E porque um brownie encerra sempre uma surpresa, neste caso são pepitas de chocolate branco que explodem de vez em quando quando são trincadas...

Sirvam-nos com crème fraîche e frutos vermelhos para uma sobremesa à mesa ou empilhem-nos com papel vegetal entre cada um para um transporte fácil e para serem comidos à mão, com uma lambidela ou outra nos dedos melados. De uma forma ou de outra é pouco provável que haja reclamações. Feliz dia!

Brownies {com chocolate branco}



Brownies

rende 12

3 ovos grandes, batidos ligeiramente
275 g açúcar amarelo
135 g farinha de trigo T55
1 colher (sopa) manteiga, derretida + extra para cozinhar
135 g manteiga sem sal
180 g chocolate 70% cacau (usei da Pantagruel)
75 g chocolate branco, picado grosseiramente

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare um tabuleiro de 28x25 cm (ou similar) com papel vegetal, pincelado com manteiga. Coloque o chocolate negro picado com a manteiga numa tigela resistente ao calor. Deixe derreter sobre uma panela de água a ferver (sem que a tigela toque a água). Mexa até derreter completamente e ponha de parte para arrefecer um pouco. Junte os ovos batidos mexendo sempre. Finalmente adicione o açúcar e a farinha peneirada e bata até obter uma massa homogénea. Envolva o chocolate branco picado e leve ao forno 35-40 minutos. Deixe arrefecer completamente, apare a toda a volta e corte em 12 quadrados.

Sirva à temperatura ambiente, polvilhado com açúcar em pó e acompanhado com crème fraîche e frutos vermelhos (opcional).

6 comentários:

  1. Bela sobremesa pecaminosa. Já comia um quadradinho com o meu café.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/salema-em-crosta-de-sal-com-salada-de.html

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa somos do mesmo clube, o dos sem entusiasmo pelo dia do aniversário, mas em que nunca falta um bolinho caseiro para o parabéns ao fim do dia.
    Estes quadrados de céu na terra só podem ter cumprido a sua função na perfeição ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que autêntica delicia!!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Dia mesmo feliz, com chocolate em forma de brownie :) nós por cá também somos de pouco comemorar o aniversário, mas nunca pode faltar o bolinho ou um arroz doce (e até mesmo um gelado para a minha avó!).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro brownies e se tu dizes que são os melhores do mundo eu acredito!!
    A apresentação está linda e como os olhos são os primeiros a comer, já me cativou.
    Parabéns atrasados à tua cara metade é tudo de bom,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. É verdade há bolo de de chocolate e brownies. Parabéns ao seu melhor brownie do mundo, com o aspecto delicado e delicioso, eu acredito que nos faça viajar.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!