12.11.15

Linguini com tinta de choco e salmão marinado

Spaghetti nero com salmão marinado

Dir-se-ia que o calendário está enganado. Dou por mim a verificar uma e outra vez. Tudo indica que avançamos alegremente para meados de um Novembro cheio de luz e dias bonitos. Não que eu me queixe, culpando o São Martinho por tão boas horas de sol e temperaturas amenas. Razões de sobra para na mesa continuar a aparecer cor e vivacidade em pratos cheios de frescura.

A história desta pasta escreve-se na cor da tinta de choco que lhe confere um carácter único. O impacto visual é talvez maior que o seu sabor inicial pois é na profundidade das suas notas, à medida que se vão misturando com os outros ingredientes, que este linguine nero di sepia se revela plenamente.

Spaghetti nero com salmão marinado

Já sem muitas opções, como curgetes ou pimentos, são as ervilhas congeladas e o feijão verde já cortado que dão cor a este prato. No desígnio de reduzir a quantidade proteína animal na nossa alimentação, o salmão é aqui utilizado quase como tempero. A marinada de citrinos dá-lhe ainda mais sabor e "cozinha" o salmão com a acção dos ácidos. É uma forma rápida de tratar o peixe mantendo todas as suas características e que é especialmente adequada em peixes gordos. A introdução dos ovos de codorniz é mais uma tenativa de dar cor ao prato e diversificar a proteína.

Este linguini com tinta de choco e salmão marinado faz-se em menos de meia-hora e tem todos os sabores que ainda apetecem nestes dias claros. É uma opção perfeita para as refeições durante a semana quando o tempo não abunda e ainda nos apetece comer comida colorida e fresca.

São servidos?

flores brancas e amarelas Spaghetti nero com salmão marinado



Linguini com tinta de choco e salmão marinado

serve 2

150 g linguini com tinta de choco (usei da Milaneza)
75 g ervilhas e feijão verde
125 g salmão, em cubos de 1 cm
sumo de 1/2 limão
sumo de 1/2 laranja
1 colher (sopa) cebolinho picado
3 ovos de codorniz, cozidos e partidos ao meio
azeite virgem extra, para servir
pimenta preta moída na altura

Coza o linguini em água temperada com sal durante 8 minutos (ou de acordo com as instruções) até ficar al dente. Quando a massa estiver a meio da cozedura, junte as ervilhas e o feijão verde em pedaços pequenos. Marine o salmão com o sumo de limão e de laranja, um pouco de sal e o cebolinho e reserve por 5 minutos. Escorra a massa e os legumes e coloque numa saladeira com um fio de azeite. Retire o líquido ao salmão e disponha sobre o linguini, com os ovos com a parte cortada virada para cima. Tempere com pimenta preta moída na altura e mais um pouco de azeite no prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!