17.8.16

A Sociedade, uma oficina gastronómica para todos

A Sociedade - Oficina Gastronómica

Há muito que queria escrever sobre este lugar especial, capaz de nos encher a alma e a barriga e de alimentar sonhos e desejos. A Sociedade é ponto de encontro para gente apaixonada pela comida nas suas múltiplas formas. Seja a vontade de aprender a preparar alimentos na bonita cozinha, folhear livros de receitas, fotografar a mesa inspiradora guardada por um veado ou escolher a loiça e empratar uma receita, todos os desejos se tornam realidade neste espaço de calma e inspiração permanente.

Nos caminhos cruzados desta vida, os meus encontraram-se com os da Claúdia Villax ao longo dos anos a pretexto dos livros e do seu projecto Azeitona Verde, uma quinta de agricultura biológica em Marvão com oliveiras milenares e um azeite delicioso. É com muita curiosidade que chego para conhecer A Sociedade e trocar ideias com um grupo de pessoas que pensam com o estômago e comem com o cérebro.

A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica



A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica

Entra-se num espaço branco, repleto de luz, onde pontuam flores silvestres e livros. Ao fundo ouvem-se gargalhadas e há uma azáfama em torno da cozinha onde a chef Maria João Fernandes da Kensho prepara os seus pratos de comida colorida e saudável que hão-de ser o nosso almoço. Do Creme de ervilhas e hortelã com ovos escalfados às Espetadinhas de frango com gengibre e Couscous de limão, são os Crepes com carapau fumado e coulis de pimento vermelho que ainda me fazem salivar quando penso na combinação de sabores e texturas. Mas porque o que comemos é mais do que a soma dessas características, trocam-se argumentos em favor da utilização do carapau por ser um peixe da nossa costa, sustentável, barato e muito versátil. Comida saudável é afinal muito mais do que alimentos que nos fazem bem porque são nutritivos e equilibrados. Têm também de fazer bem a todo o sistema que integram e de que somos igualmente parte.

A conversa flui em volta da mesa de madeira banhada pela luz primaveril. Ali ao lado o veado silencioso reforça a serenidade inspiradora do lugar. N'A Sociedade todos têm uma palavra a dizer, conhecimentos para partilhar e estórias para contar. Mas afinal de onde vem o nome desta oficina criativa? Cláudia explica que o nome vem do ponto de encontro que existia em muitas vilas e aldeias a que as pessoas da terra chamavam a "Sociedade" e que aqui se quer replicar. A comida é o mote para qualquer viagem, grande ou pequena, assim queiram os viajantes embarcar. Como ponto de encontro, nest'A Sociedade decorrerão eventos diversos, workshops, conversas ou refeições temáticas. Despedi-me já com vontade de voltar a este lugar cheio de pessoas inspiradoras e luz sem fim.

A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica

A Sociedade fica no Príncipe Real em Lisboa e recebe quem vier por bem e com vontade de conversar e aprender mais sobre comida!

Rua Luís Fernandes 32 A
1200-244 Lisboa

3 comentários:

  1. Olá Suzana,
    que bom saber através das tuas palavras de um projeto tão inspirador! Lisboa não fica assim tão longe. Quem sabe um dia vou conhecer...
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia de nome, mas foi muito recente a minha descoberta, ainda não fui explorar! :) É de certeza um espaço maravilhoso.

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Suzana, Que linda descrição deste espaço maravilhoso e que tem tudo para ter sucesso. Tenho vindo a acompanhar este projecto e este espaço desde o seu inicio, assim como a sua evolução. Não conheço pessoalmente, quem sabe num destes dias que vá a Lisboa passe para conhecer, mas acho que será um espaço que vou adorar. São espaços assim, ideias diferentes e projectos distintos que precisamos em Portugal.
    Obrigada pela partilha.

    beijinho
    Ana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!