22.12.17

O pudim de mel e azeite do chef Vítor Sobral e feliz Natal!

Menu Oliveria da Serra, Peixaria da Esquina

Sumo puro da fruta que ornamenta as oliveiras, o azeite é sustento e benção divina. Dele se fala como luz, tempero e conduto. Do dourado mais escuro ao mais claro, herança dos diferentes tons de verde da azeitona que lhe dá corpo, o ouro líquido é por mérito próprio um alimento sempre presente na mesa natalícia. Companhia inseparável do bacalhau e do polvo, não deve deixar de ser considerado também para as sobremesas de Natal.

De azeite e ovos, adoçado com mel e aromatizado com laranja e limão, o melhor dos pudins para a mais bonita das épocas do ano. Se não fosse tão bonita talvez esta receita do chef Vítor Sobral para celebrar o azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita pudesse não ser a escolha para a mesa da Consoada. Mas em tempo de festa esta é precisamente a receita perfeita pelo simbolismo dos seus ingredientes.

azeitonas
Menu Oliveria da Serra, Peixaria da Esquina

O azeite proveniente das primeiras colheitas é fresco e vibrante, bem diferente dos azeites mais maduros que se seguirão. Com as suas notas de picante aligeiradas, é à fruta verde que o cérebro retorna quando no banco de referências se procura identificar os aromas. A pedir para se fazer aos pratos de peixe, cozidos e grelhados, que são servidos nesta altura. Segredos contados pelo chef, entre dicas e sugestões para as refeições festivas do Natal e o Ano Novo, com o polvo ali ao lado. Do menu servido constam todos os sabores que a tradição traz à nossa mesa por estes dias mas é ao pudim que os sonhos voltam sempre. E é, afinal, bem fácil de fazer.

Feliz Natal!



Menu de Natal do chef Vítor Sobral:

Menu Oliveria da Serra, Peixaria da Esquina

Creme de cogumelos, bacalhau fresco arrepiado, azeite Oliveira da Serra 1.ª Colheita de ervilhas e cravinho

Menu de Natal Oliverira da Serra, Peixaria da Esquina

Conserva de camarão, marmelo, quiabos, amêndoas e alecrim + Alcatra de polvo e línguas de bacalhau com especiarias + Pudim de azeite Oliveira da Serra 1.ª Colheita e mel, salada de laranja e canela

//

Pudim de mel e azeite
Adaptado de uma receita de Vítor Sobral

para 10 pudins

8 ovos
500 g açúcar amarelo
100 ml mel
raspa de 1 laranja
raspa de 1 limão pequeno
50 ml azeite Oliveira da Serra

2 laranjas, só os gomos (sem peles)
caramelo queimado
canela em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare as formas de pudim, pincelando-as com manteiga.

Bata o açúcar com os ovos até obter uma mistura homogénea. Envolva com a raspa de laranja e limão e o azeite. Leve a cozer, em banho-maria, durante 45 minutos.

Disponha num prato os gomos de laranja e com cuidado desenforme o pudim. Sirva com uns pontos de caramelo queimado e canela e açúcar em pó (opcional).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!