10.4.18

{ Peixe em Lisboa } Os pratos imperdíveis dos chefs e os Vinhos de Lisboa

Peixe em Lisboa 2018

A cidade que faz do rio o seu mar tem no peixe um dos seus produtos de excepção. Desde sempre parte da identidade gastronómica dos lisboetas, o elogio ao peixe no prato tem o seu tempo de celebração chegado cada mês de Abril com o Peixe em Lisboa. Este ano o evento volta de novo ao Parque Eduardo VII, fazendo do Pavilhão Carlos Lopes a sua casa. É lá, com um cenário de azulejos azuis e brancos a enquadrar, que se fazem debates, showcookings, apresentações de chefs e se cozinha um pouco de tudo dentro do tema.

Com a presença de 10 restaurantes e dos Vinhos de Lisboa esta é uma boa oportunidade para provar os pratos dos chefs e explorar a região de Lisboa a partir dos seus produtores. Dos mais bonitos ao mais surpreendentes, dos viajados aos perfeitos para dias de chuva, passando pelos clássicos, contemporâneos e mais tradicionais ou com sabor a rio, a escolha é muita e estes são (até à data) os nossos preferidos

Peixe em Lisboa 2018



Os pratos mais bonitos
Kanazawa, chef Paulo Morais

Os olhos também comem. E com as preciosidades doces feitas como se de jóias se tratasse somos transportados para o Japão na forma perfeita dos mitsu wagashi que vêm acompanhados de flores e frutas a chamar a Primavera. Não menos delicado e repleto de cor, o chirashi é servido na casca do ouriço do mar e cada componente vem, como deve, arrumado metodicamente numa quase obra de arte.

Peixe em Lisboa 2018
Peixe em Lisboa 2018

Chirashi (ouriço do mar, camarão, tamago,kizami) na foto de entrada // Mitsu wagashi (doces típicos Japoneses)


**

Os mais elegantes (e cheios de sabor)
Varanda Ritz Four Seasons, chef Pascal Meynard

Cozinhar num evento não é o mesmo que preparar os pratos na cozinha do Ritz. Se aqui o desafio é maior, os resultados são dignos do mais aprumado salão e os sabores complexos do fregoto de marisco com choco marinado fazem deste um prato inesquecível. A não perder. Os amantes do chocolate também não serão defraudados pela sobremesa arrumada em copo e assinada a ouro.

Peixe em Lisboa 2018
Peixe em Lisboa 2018

Choco marinado, fregoto de marisco // Choco kaffir


**

Os mais surpreendentes
Taberna Fina, chef André Magalhães

Combinações inusitadas e técnicas certeiras para conceber pratos de aparência simples e sabor imenso. Num registo mais depurado que a Taberna da Rua das Flores, estas são propostas para os curiosos à procura de novas experiências que deixarão igualmente satisfeitos os menos afoitos. O pastel de bacalhau e alho caramelizado é uma maravilha.

Peixe em Lisboa 2018
Peixe em Lisboa 2018

Pastel de Bacalhau e Alho // Mousse de Chocolate e Salicórnia

**

Os mais perfeitos para dias de chuva
Arola by Penha Longa Resort

Chamam-lhe comida de conforto por uma razão: traz consolo e coragem para enfrentar os dias cinzentos. Com as previsões meteorológicas destes dias esta feijoada a saber a mar é aposta certa a qualquer hora do dia.

Peixe em Lisboa 2018
Peixe em Lisboa 2018

Feijoada do mar, cana de lombo ibérico, crumble de broa de milho, limão confit e plancton // 
Flan invertido de chocolate branco e coco, gelado de maracujá


**

Os mais tradicionais e deliciosos
Ribamar, chef Helder Chagas

Presente desde a primeira edição do evento, é na cozinha da Ribamar que se encontram os mais frescos peixes e mariscos servidos ao natural. Mas os pratos cozinhados não devem ser esquecidos, com o polvo e batia doce a cumprir tudo o que promete. Já o pudim de abóbora é talvez a sobremesa mais deliciosa de todas as que estão disponíveis.

Peixe em Lisboa 2018
Peixe em Lisboa 2018

Polvo assado em batata doce // Pudim de abóbora


**

Os mais regionais (a saber a rio)
O Mariscador, chef Rodrigo Castelo

Sabores diferentes e muito para aprender na cozinha onde o rio é dono e senhor dos peixes e mariscos. A não deixar de provar o fantástico Expresso do Caranguejo da Meia Noite.

Peixe em Lisboa 2018
Peixe em Lisboa 2018

Expresso do Caranguejo da Meia Noite // Nem tudo é Limão


**

Os clássicos mais contemporâneos e saborosos
Casa do Bacalhau, chef João Bandeira

Com muito para dizer sobre o fiel amigo (e não só) é aqui que se serve um equilibrado e colorido bacalhau confitado a lembrar que os mares são nossos até ao fim o mundo. Da selecção de gelados um doce de ovos de comer e chorar por mais.

Peixe em Lisboa 2018
Peixe em Lisboa 2018

Selecção de Gelados com Flocos de aveia, Areia de frutos secos e Doce de Ovos // 
Bacalhau confitado a baixa temperatura com puré de cítricos


**

Os mais viajados (com a promessa de comer o mundo)
chef Kiko Martins

Passaporte no bolso e muita vontade de provar o muito que as cozinhas do mundo têm para oferecer. Com os pratos que fazem dos restaurantes do chef grandes sucessos, aqui manda o poke! Para sobremesa, as falsas ovas de maracujá são companhia perfeita para um bolo de chocolate com cremoso do mesmo.

Peixe em Lisboa 2018

Chocolate e Ovas de Maracujá d'O Surf and Turf // Poke de Vieiras d'O Poke


--
Pavilhão Carlos Lopes
Parque Eduardo VII, Lisboa
5-15 Abril 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!