18.4.18

Tosta de salmão fumado e funcho caramelizado

Tosta de salmão fumado e funcho caramelizado

Querida Primavera, obrigada por teres vindo. Talvez tenha sido a vontade de muitos em uníssono que se fez sol e luz e afugentou a chuva. Ou talvez tenha sido obra do acaso e os dias cinzentos estejam aí ao virar da esquina. Pouco importa. Enquanto durar é nossa e vamos celebrar. Mesmo que as horas nos escapem por entre os dedos e não haja tempo para cozinhar, faz-se um assalto às receitas rápidas e nutritivas.

Tostas. Longe da mista de queijo e fiambre que conta a história de tantos cafés, hoje as opções são infindáveis e as combinações (quase) ilimitadas. Para uma boa tosta são 3 os factores a ter em conta: o pão, o queijo (ou substituto que possa ser fundido) e os sabores a combinar. Depois é dar largas à imaginação e ligar o grelhador.

hera
Tosta de salmão fumado e funcho caramelizado

Salmão fumado e funcho caramelizado. Um clássico de ingredientes que ficam bem em conjunto. Para quem procura uma refeição em poucos minutos, a etapa de saltear o funcho pode parecer dispensável. Não é. O segredo desta tosta é o doce e ácido que faz do salmão uma gordura ainda mais deliciosa. E demora literalmente 5 minutos, que valem bem o investimento.

Bem-vinda Primavera!

Tosta de salmão fumado e funcho caramelizado
Tosta de salmão fumado e funcho caramelizado



Tosta de salmão fumado e funcho caramelizado

serve 2

4 fatias de pão escuro, com cerca de 1,5 cm de espessura
80 g salmão fumado
1 bola de queijo mozzarella, em fatias
1 bolbo de funcho grande, fatiado (com os topos reservados)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) azeite virgem extra
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
pitada de açúcar

Para o funcho caramelizado, junte numa frigideira a manteiga e o azeite e deixe saltear o funcho em lume médio por 3-4 minutos. Adicione o vinagre balsâmico e a pitada de açúcar, tempere com sal, mexa e cozinhe mais 1 minuto. Retire do lume e reserve.

Disponha o queijo sobre duas partes do pão, por cima divida o salmão em tiras e finalmente distribua o funcho caramelizado. Tape com as outras metades e coloque no grelhador.

Lique o Optigril +, marque o programa 'tosta' e faça OK. Quando o pré-aquecimento estiver finalizado, coloque as tostas e feche o grelhador. Corte ao meio, polvilhe com os topos do funcho reservados e sirva com uma salada de agrião.