26.9.18

Gelado de requeijão de cabra, limão e pistácios

Gelado de requeijão de cabra e pistácio (com ameixas)

O tempo de guardar a sorveteira ainda não chegou. Diz o calendário que mudou a estação mas o sentimento geral, com temperaturas altas e dias cheios de sol, é que a meteorologia pede comidas e bebidas à sua medida. E mesmo que as rotinas tenham mudado, nada nos impede de aproveitar os fins de tarde com ceús coloridos com que Setembro nos tem brindado.

Com as flores que restam nos jardins e algumas corajosas que estão a despontar, a paisagem está longe de corroborar a vontade de tantos já prontos para dias mais frescos. Por cá celebramos o Outono com gelado. E não podia ser mais fácil!

Gelado de requeijão de cabra e pistácio (com ameixas)
Gelado de requeijão de cabra e pistácio (com ameixas)

A técnica é simples, os procedimentos são rápidos e a textura é perfeita. A diferença é feita pelo ingrediente estrela desta receita: o requeijão de cabra adiciona profundidade de sabor e a combinação com o limão e os pistácios funciona muito bem. Porque o gelado tende a congelar quando fica muito tempo no frio, deve ser retirado uns minutos antes de servir. Depois é só fazer bolas mais ou menos direitinhas e enfeitar para que os olhos também comam.

Votos de um Outono feliz!

Gelado de requeijão de cabra e pistácio (com ameixas)



Gelado de requeijão de cabra, limão e pistácios
Adaptado ligeiramente de uma receita de Diana Henry, How to Eat a Peach

rende 1 litro

250 g ricotta
170 g requeijão de cabra (uso Palhais)
250 ml natas
125 g açúcar
raspa e sumo de 1 limão grande
30 g pistácios, picados + extra para servir

ameixas em calda para servir (opcional)

Com um garfo, esmague o requeijão de cabra e a ricotta. Adicione gradualmente as natas e bata com uma vara de arames. Junte o açúcar e a raspa de limão e mexa bem até dissolver. Cubra e leve ao frio para arrefecer (45 minutos).

Prepare a sorveteira. Retire a mistura do frio e junte o sumo de limão. Utilize a sorveteira de acordo com as instruções. Acrescente os pistácios picados quando estiver a terminar. Guarde no congelador até servir. Retire cerca de 20 minutos antes de servir. Polvilhe com pistácios picados e, se usar, deite uma colherada de ameixas em calda em cada taça.