11.11.09
Flores de caranguejo e lima para um aniversário
Na sua sabedoria desprovida de "mel" e directa ao assunto, os dinamarqueses costumam dizer que o caminho que leva à casa de um amigo nunca é longo. Sobretudo quando o convite para cozinhar é feito em tão simpáticos termos e a ocasião se propicia. Não sou de flores e bombons quando os amigos me convidam para a sua casa, mas hoje abro uma excepção e trago flores à Moira. São de comer e não me contive: pelo caminho comi duas ou três... Sorte que a minha casa é já ali ou não restaria nenhuma para a festa. Feliz aniversário ao Tertúlia de Sabores!
Quiches de caranguejo e lima
Adaptado ligeiramente de O livro essencial dos aperitivos, KÖNEMANN.
12 mini quiches (ou uma grande)
2 ovos pequenos ou 1 grande
150 ml leite coco
1 colher chá sumo lima
casca de 1 lima, finamente ralada (pode usar-se limão)
120 grs carne caranguejo, escorrida (usei de conserva)
1 colher sopa salsa, picada
12 círculos massa refrigerada para empadas*
pitada colorau (opcional)
Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre com a massa um tabuleiro de empadas (ou muffins), previamente untado. Bata os ovos ligeiramente e junte os restantes ingredientes. Tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Encha as formas até 2/3 da sua capacidade. Polvilhe com colorau. Leve ao forno por 20-25 minutos até a massa estar dourada. Sirva quente.
* A massa pode facilmente ser feita em casa com o uso de um processador. Coloque 150 grs de farinha, 75 grs de manteiga fria em pedaços, 1 colher chá de açucar, uma pitada de sal no processador e pulse para misturar os ingredientes. Adicione 30 ml água e pulse simultaneamente até formar uma bola. Retire a massa da tigela do processador e numa superfície enfarinhada amasse duas ou três vezes. Forme um círculo, cubra com película e refrigere 30 minutos. Estenda e corte à medida (cerca de 8 cm diâmetro). O excedente da massa pode ser congelado para uso posterior ou mantido no frigorífico por 2 dias.