21.5.12

Costeletas de borrego com polenta cremosa

Costeletas de borrego // Breaded Lamb Chops

Não sei se gosto mais de comer ou de cozinhar. De abrir presentes ou de os embrulhar. São sentimentos diferentes, igualmente compensadores, fonte de prazer e alegria para quem recebe e quem dá. Apesar de comer (quase) tudo, raramente escolho comer ou cozinhar carne. É menos um exercício racional que uma vontade, ou falta dela, que há anos caracteriza a mesa cá de casa. Para desgosto do carnívoro de serviço, que de quando em vez faz pedidos específicos. Rabo de boi. Bochechas de porco. Costeletas de borrego.

E porque não? Parece justo que quem todo o ano come o que lhe põem à frente tenha direito a um dia de presentes. Embrulhados numa crosta de pão, alho e ervas. Acompanhados de uma polenta cremosa e (os últimos?) brócolos.

Alentejo, Portugal
Costeletas de borrego // Breaded Lamb Chops



Costeletas de borrego com polenta cremosa

serve 2, como refeição

6-8 costeletas de borrego, limpas
1 fatia pão duro, só o miolo
1 colher (chá) folhinhas de alecrim (ou mais, a gosto)
1 dente de alho (pequeno), picado finamente
1 colher (sopa) azeite

125 g polenta rápida
água ou leite, q.b.
1 colher (chá) azeite

Tempere as costeletas com sal e pimenta preta moída na altura. Pique o pão, o alho e as folhinhas de alecrim na picadora até obter migalhas finas. Pressione as costeletas, uma a uma e dos dois lados, nesta mistura. Aqueça o azeite numa frigideira larga e frite as costeletas, 2 minutos de cada lado.

Faça a polenta seguindo as instruções. Sirva de imediato com brócolos cozidos ao vapor, com um fio de azeite virgem-extra e as costeletas.