22.10.12
Maçãs, figos e phisalis para uma tarte de Outono
As minhas odes mais ou menos eufóricas ao Outono acontecem inevitavelmente a cada 12 meses e apresentam sintomas recorrentes de desejos de sopa, comida de tacho e de um bolo no forno. Acompanham as descidas da temperatura e a chegada das maçãs, abóboras e batata-doce às bancas do mercado. Dá-me para sonhar em tons de amarelo e castanho avermelhado e dar mais valor à réstia de sol perdida que marca o fim do dia.
Dou por mim a ferver água para o chá com mais frequência e a escolher receitas com as frutas da estação. As que enchem a fruteira e alegram a cozinha: maçãs, os últimos figos e uma mão cheia de phisalis para uma tarte de Outono.
A propósito de um aniversário - duplo, que por cá não fazemos por menos - combinamos um encontro de família. À volta da mesa, evidentemente. Decido fazer uma tarte com frutas. Há uma chuva miudinha a bater nas janelas enquanto vou descascando a maçã. Na bancada, ao meu lado, fumega uma chávena de chá. Se algumas dúvidas subsistiam, hei-las que se desvanecem. Tenho a certeza que chegou mais um Outono.
Esta tarde fez-se sobremesa do nosso almoço de Domingo em que erguemos os copos e celebrámos outro ano de vida de mais dois membros da família.
Tarte de maçã, figo e phisalis
serve 6-8
1 placa massa folhada 250 g (preferencialmente biológica e feita com manteiga)
1 maçã reineta grande, fatiada
6 figos, cortados ao meio
12 phisalis, sem o "casulo"
1 ovo
50g avelãs, tostadas e raladas
50g farinha de espelta integral
50g açúcar amarelo
50g manteiga à temperatura ambiente
2 colheres (sopa) açúcar demerara
canela moída
1 colher (sopa) geleia de maçã (opcional, aquecida para pincelar
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Bata a manteiga com o açúcar amarelo até obter uma mistura homogénea. Junte o ovo e bata novamente. Envolva as avelãs raladas e a farinha.
Numa superfície enfarinhada, estique a massa até obter um rectângulo de cerca de 35x25 cm. Forre uma forma rectangular com a massa e pique com um garfo. Usando uma faca afiada, faça um meio-corte a 1 cm do rebordo da massa (a toda a volta). Espalhe a mistura de avelãs. Disponha as fatias de maçã, os figos cortados ao meio (parte cortada para cima) e as phisalis sobre esta mistura. Polvilhe com o açúcar demerara e a canela. Leve ao forno por 20-25 minutos ou até a massa estar dourada.
Se utilizar a geleia, pincele-a sobre a tarte para que esta fique brilhante antes de servir.
Sirva com iogurte grego.