16.7.13

Figos e crostini de pesto de rúcula e mozzarella

Figos e crostini de pesto e mozzarella

Lá porque as férias são uma miragem e a cidade se esvazia de carros e pessoas, ficam razões de sobra para aligeirar as refeições. Que mais não seja para responder ao calor e à vontade de aproveitar o melhor que o Verão tem. Os figos são uma das minhas frutas preferidas e quando chegam só quero tê-los no prato. Ainda é cedo para pensar nas tartes, na compota ou nas sobremesas mais elaboradas, que hão-de amparar o Outono e dar conforto e coragem para enfrentar a nova estação.

Agora é tempo de comer os figos ao natural. Os primeiros. Lampos. Abertos ao meio e a deixar um pouco de açúcar escorrer pelos dedos, enquanto se trincam as sementes e a pele macia. Em saladas, como companhia de uns crostini ou por si só, são sempre promessa de dias felizes. Estejam as férias onde estiverem.

agapantes Figos e crostini de pesto e mozzarella



Figos e crostini de pesto e mozzarella

serve 2

2 figos, maduros
4 fatias de pão alentejano (ou outro, a gosto)
1 bola mozzarella
2 colheres (sopa) pesto de rúcula

para o vinagrete de balsâmico:
3 colheres (sopa) azeite virgem extra
1 colher (sopa) vinagre balsâmico

folhas de alfaces e rúcula, para servir

Coloque as fatias de pão num grelhador bem quente. Deixe torrar 2-3 minutos de cada lado. Retire para o prato, barre com o pesto e disponha o mozzarella em pedaços pequenos. Corte os figos em quartos.

Prepare o vinagrete, emulsionando o azeite com o vinagre balsâmico num frasco. Verta metade sobre a salada, rapidamente salpique os figos e os crostini com o restante vinagrete e sirva imediatamente.