Cá em casa o Natal vem envolto em açúcar e canela, beijos melados e carinho embrulhado em papel de arroz. Sem fitas nem laços, o melhor presente é servido à mesa e partilhado nos sorrisos de miúdos e graúdos em sonhos, rabanadas e taças de aletria. Não é Natal se não houver aletria.
Esta é a minha receita de Natal partilhada No Reino dos 7, com votos de alegria e felicidade.
A versão de aletria deste Natal é sem glúten e sem lacticínios, com massa de arroz e leite de coco. Taças preparadas e colheres em riste. Canela e compota de pêra e vinho do Porto para os crescidos, cacau e um quadrado de chocolate para os pequenos.
Festas felizes!
Aletria de arroz e coco
serve 6-8
80 g vermicelli de arroz*
400 ml leite de coco para culinária*
80 g açúcar amarelo
1 pitada de sal
2 colheres (chá) raspa de limão
2 gemas grandes, batidas ligeiramente
canela para polvilhar ou cacau em pó
Coloque a massa num prato fundo e cubra com água a ferver. Deixe hidratar e absorver a água. Num tacho, misture o leite de coco, o açúcar, o sal e a raspa de limão. Quando a mistura aquecer (não deixe ferver) junte a massa. Retire do lume e adicione as gemas, mexendo sempre. Leve de novo ao lume e mexa até engrossar (2 minutos). Com uma tesoura, corte a massa repetidas vezes. Deite em taças individuais.
Para servir, polvilhe con canela e junte compota de pêra com vinho do Porto** (opcional) para os adultos e polvilhe com cacau e um quadrado de chocolate para as crianças.
* o vermicelli de arroz encontra-se nos supermercados asiáticos.
** servi com a compota de pêra com vinho do Porto Deluxe