3.9.15
Gaspacho com pimento assado e croutons de alho e orégãos
Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de Verão. No fundo, isto não tem muita importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos.
Pudesse William Shakespeare ter escrito Sonho de uma noite de Verão não como uma comédia trágica mas como uma peça dramática e nada seria o mesmo. Expectativas literárias à parte, é a reflexão sobre a vida que mais surpreende nesta obra, hilariante e improvável, aparentemente ligeira e quase a pedir para não ser levada a sério. Como as aparências, a palavra escrita ou os pratos que parecem mais simples encerram tantas vezes a quantidade certa de tudo o que faz parte de uma boa receita.
Setembro chegou apressado e com ele uma mudança nas dinâmicas do mundo: volta-se ao trabalho, reinicia-se a rotina de todos os dias e aceita-se (com alguma tristeza) que as horas de sol são notoriamente mais curtas. É assim para quase todos. Este ano trocamos as voltas ao calendário e convencemos o Verão a ficar mais um pouco. Entre desejos, mézinhas e promessas fazemos tartes que nos lembram os dias estivais e continuamos a celebrar o delicioso tomate que ainda chega à nossa cozinha.
Os finais de tarde na praia pedem refeições frescas e a preguiça de quem não teve férias apela à facilidade extrema. A história deste gaspacho, tradicional em quase tudo menos num ingrediente, faz-se vezes sem conta neste Verão. Querendo acreditar que a estação ainda não mudou, assim o tomate chegue, e o gaspacho continuará a ser feito.
Gaspacho com pimento assado + croutons de alho
2-3 porções, como entrada
2 tomates grandes, maduros (reserve uns cubos para servir)
1 cebolinha pequena
1 fatia de pão, só o miolo
1 pimento pequeno assado, sem pele
1 colher (chá) de azeite virgem extra (usei o azeite biológico Terra de Sabores do Intermarché)
1 pepino pequeno, sem pele (reserve 2 fatias largas com pele, para picar)
4-5 cubos de gelo
vinagre de vinho branco e orégãos, para temperar
flor de sal
croutons de alho e orégãos:
1 fatia de pão
1 colher (chá) de azeite virgem extra
1 dente de alho
orégãos secos
Coloque todos os ingredientes do gaspacho (à excepção dos temperos) numa picadora e reduza a puré. Tempere com flor de sal,vinagre de vinho branco e orégãos para obter uma sopa equilibrada. Se necessário junte um pouco de água gelada.
Para os croutons de alho e orégãos, torre o pão até estar dourado. Esfregue com o alho, regue com azeite virgem extra e polvilhe generosamente com orégãos. Com as mãos parta o pão grosseiramente em bocados de diferentes tamanhos.
Sirva o gaspacho em tigelas, junte o picadinho de pepino e tomate e os croutons de alho e orégãos.