23.10.15

{Restaurant Week} Do Chiado à Avenida e até ao Terreiro do Paço

Restaurant Week, U Chiado

Ir à descoberta e calcorrear caminhos percorridos uma e outra vez pode levar-nos ao encontro de lugares novos e ao retorno feliz a velhos conhecidos. Pelo Chiado, com o som de fundo do eléctrico e a luz reflectida pelo rio ao fundo da rua, vou em passo apressado conhecer a nova edição da Restaurant Week. Pretexto para ir finalmente conhecer restaurantes de topo ou experimentar novos conceitos.

A minha aventura começa no U-Chiado, onde já estive várias vezes. Entre lindos candelabros, numa sala com muita luz, mesas postas para uma entrada onde a sopa tem lugar marcado. O Creme de mexilhão com manjericão é a forma perfeita de iniciar uma refeição, com o conforto sempre bem-vindo de umas colheradas cheias de sabor, equilibradas pela textura do mexilhão e por um fio de azeite. Conversas sem fim, com um copo de vinho a acompanhar, fico a sonhar com um certo Crème brûlée de figos secos e Vinho do Porto.

Restaurant Week, U Chiado Restaurant Week, Tabik Restaurant Week, Tabik

Em busca do prato principal, sempre a direito até à Avenida da Liberdade, onde o Tabik Restaurant sob a direcção do chef Manuel Lino abriu recentemente. Num espaço bem conseguido cheio de pormenores deliciosos, com mesas de madeira a contraporem novas cores às paredes cobertas de vegetação e às cadeiras desencontradas. No prato um Rabo de Boi com puré de cherovia e chalotas onde um apontamento de gengibre vem trazer frescura a uma combinação muito outonal. Uma passagem breve por um espaço a que apetece voltar muitas vezes e explorar com mais calma.

Já com a sobremesa no horizonte, Rossio à frente a caminho do Terreiro do Paço. É lá que fica o Aura Lounge Café, ali bem junto ao Pátio da Galé, com a sua esplanada muito convidativa em dias de sol. Pétalas de rosa para uma sobremesa muito bonita, Trilogia de mousse que há-de fazer felizes todos os chocolátras (e outros gulosos). Quero acreditar que a Pêra folhada, a outra sobremesa no menu Restaurant Week, foi feita a pensar em mim. Com a redução de vinho no interior e uma colherada de creme custard era tudo o que me apetecia para finalizar a refeição.

Restaurant Week, Aura Restaurant Week, Aura Restaurant Week, Aura

A Restaurant Week é uma iniciativa que volta a restaurantes de todo o país até 1 de Novembro, abrindo as portas de mesas conhecidas a preços acessíveis. 20 € por entrada, prato e sobremesa com 1€ por cada menu a reverter para causas solidárias.

--

U Chiado
Largo do Picadeiro - 8A,
1200-026 Lisboa

Tabik Restaurant
Av. da Liberdade 41,
1250-140 Lisboa

Aura Lounge Café
Terreiro do Paço - Praça do Comércio,
1200 Lisboa