12.11.15
Linguini com tinta de choco e salmão marinado
Dir-se-ia que o calendário está enganado. Dou por mim a verificar uma e outra vez. Tudo indica que avançamos alegremente para meados de um Novembro cheio de luz e dias bonitos. Não que eu me queixe, culpando o São Martinho por tão boas horas de sol e temperaturas amenas. Razões de sobra para na mesa continuar a aparecer cor e vivacidade em pratos cheios de frescura.
A história desta pasta escreve-se na cor da tinta de choco que lhe confere um carácter único. O impacto visual é talvez maior que o seu sabor inicial pois é na profundidade das suas notas, à medida que se vão misturando com os outros ingredientes, que este linguine nero di sepia se revela plenamente.
Já sem muitas opções, como curgetes ou pimentos, são as ervilhas congeladas e o feijão verde já cortado que dão cor a este prato. No desígnio de reduzir a quantidade proteína animal na nossa alimentação, o salmão é aqui utilizado quase como tempero. A marinada de citrinos dá-lhe ainda mais sabor e "cozinha" o salmão com a acção dos ácidos. É uma forma rápida de tratar o peixe mantendo todas as suas características e que é especialmente adequada em peixes gordos. A introdução dos ovos de codorniz é mais uma tenativa de dar cor ao prato e diversificar a proteína.
Este linguini com tinta de choco e salmão marinado faz-se em menos de meia-hora e tem todos os sabores que ainda apetecem nestes dias claros. É uma opção perfeita para as refeições durante a semana quando o tempo não abunda e ainda nos apetece comer comida colorida e fresca.
São servidos?
Linguini com tinta de choco e salmão marinado
serve 2
150 g linguini com tinta de choco (usei da Milaneza)
75 g ervilhas e feijão verde
125 g salmão, em cubos de 1 cm
sumo de 1/2 limão
sumo de 1/2 laranja
1 colher (sopa) cebolinho picado
3 ovos de codorniz, cozidos e partidos ao meio
azeite virgem extra, para servir
pimenta preta moída na altura
Coza o linguini em água temperada com sal durante 8 minutos (ou de acordo com as instruções) até ficar al dente. Quando a massa estiver a meio da cozedura, junte as ervilhas e o feijão verde em pedaços pequenos. Marine o salmão com o sumo de limão e de laranja, um pouco de sal e o cebolinho e reserve por 5 minutos. Escorra a massa e os legumes e coloque numa saladeira com um fio de azeite. Retire o líquido ao salmão e disponha sobre o linguini, com os ovos com a parte cortada virada para cima. Tempere com pimenta preta moída na altura e mais um pouco de azeite no prato.