29.3.16

Salteado de brócolos e alcachofras de Jerusalém

Salteado de brócolos e alcachofras de Jerusalém

Entre a emoção do que está para vir e a constatação do que ainda temos fica uma imensa vontade de mudar de agulha. Seguir na direcção da nova estação parece uma realidade inevitável à espera de acontecer. Em ânsias pela chegada das favas e das ervilhas, dos morangos e dos alperces, lá me vou consolando com as últimas alcachofras de Jerusalém e os (ainda) deliciosos brócolos.

Blue skies / Smiling at me / Nothing but blue skies / Do I see... É a voz doce de Ella Fitzgerald que oiço ao ouvido, uma voz que desliza fácil e que de repente rosna, em ameaça contida. Os mesmos sentimentos ambivalentes de dias que ora são lindos e prometedores, ora se fecham em mil rabanadas de vento e todas as gradações de cinzento.

Spring Series (I) Salteado de brócolos e alcachofras de Jerusalém

Um tacho com água e o cesto pronto para cozer ao vapor alcachofras de Jerusalém, previamente escovadas com atenção redobrada. Nem resquícios da terra sempre presente entre as rugas e saliências que as caracterizam. Depois os brócolos e o almoço fica quase pronto. É na frigideira com alho e umas ervinhas que se cozinha a magia final, finalizada com cajús torrados e coentros polvilhados.

Se temos de esperar pela Primavera que seja de barriga cheia. E com a esperança pintada em céus azuis e promessas de dias bonitos.

Spring Series (II)



Salteado de brócolos e alcachofras de Jerusalém

serve 2

250 g alcachofras de Jerusalém
1 dente alho, picado finamente
1 colher (sopa) óleo de amendoim
150-200 g brócolos
1 colher (chá) tomilho seco
1 colher (sopa) vinagre balsâmico
1 colher (sopa) cajús torrados, picados
1 colher (sopa) coentros picados grosseiramente
azeite virgem extra para temperar

Lave bem as alcachofras de Jerusalém com uma escova. Corte ao meio (ou em quartos, dependendo do tamanho) e coloque em água fria com sumo de limão. Coza as alcachofras ao vapor por 5-7 minutos ou até estarem tenras. Quando retirar as alacachofras, coza os brócolos durante 3 minutos e tempere com sal.

Aqueça o óleo de amendoim numa frigideira larga e adicione o alho. Deixe fritar 1 minuto e acrescente as alcachofras e o tomilho. Mexa e cozinhe 3 minutos em lume médio. Junte os brócolos e cozinhe 1 minuto, envolvendo bem. Tempere com o vinagre balsâmico e deixe fervilhar um pouco. Retire do lume, adicione os cajús e os coentros picados.

Sirva de imediato, simples ou com arroz cozido ao vapor.