31.8.16
Espetadas de queijo halloumi
Olhar para as cozinhas do mundo é encontrar visões diferentes da comida, baseadas na tradição e nos ingredientes mais comuns numa determinada geografia. A nossa alimentação é determinada sobretudo pela nossa história e pela cultura de que fazemos parte. Explorar novas formas de confecção ou produtos de outras latitudes mesmo que a distância não seja grande é sempre garantia de aventura no prato.
Da infinidade de queijos que se encontram nos países mediterrânicos, o cipriota halloumi é talvez um dos mais curiosos. Por não derreter como os demais, permite receitas onde o queijo é grelhado ou utilizado de maneira a manter a sua forma mesmo quando sujeito a temperaturas altas.
A ideia de umas mini-espetadas pode ser servida como parte de uma refeição ou como fingerfood. A combinação de curgete e tomate cereja pisca o olho ao Verão, com uma marinada de hortelã / menta seca e malagueta a completar a noção de que se trata de espetadas grelhadas. A montagem é divertida e muito simples de fazer. Cozinhei as minhas na Actifry e servi com uma salada de quinoa mas as possibilidades para estas espetadas são quase infinitas, podendo utilizar-se outros vegetais como a beringela e o pimento ou a cebola roxa e as malaguetas frescas adaptando a receita ao gosto de cada um e que se tem mais à mão.
Esta é uma receita perfeita para o final do Verão, celebrando o sol e o bom tempo, ou para uma refeição ligeira do agrado de miúdos e graúdos!
Espetadas de queijo halloumi
rende 12 espetadinhas
1 queijo halloumi (200 g), em cubos (1,5 cm)
3 curgetes pequenas, em fatias (1 cm)
24 tomates cereja
para a marinada:
1 colher Actifry azeite
1/2 colher (chá) hortelã / menta seca
1/2 malagueta seca (optional)
Distribua os cubos de queijo halloumi, as fatias de curgete e os tomates cereja pelos espetos*, alternando entre si. Misture os ingredientes da marinada numa tigela. Disponha as espetadas na cuba da Actifry (sem a pá) e pincele com a marinada, virando para cobrir todos os lados. Programe 3 minutos, com cuidado, vire as espetadas. Volte a programar mais 3 minutos. Findo este tempo as espetadas devem estar douradinhas mas caso necessite pode virar novamente e programar mais 2 minutos.
* use espetos pequenos, cerca de 15 cm.
Pode servir acompanhado de uma salada de quinoa com feijão verde e beterraba.
--
outras receitas com halloumi:
Salada morna de curgete e queijo halloumi
Salada verde, queijo halloumi e sementes de sésamo
Arroz selvagem, curgete e cajús {com halloumi}