10.10.16
Medalhões de pescada asiáticos e um workshop
Quanto mais sei sobre comida, mais quero saber. Tenho nos livros e nas experiências refúgios seguros quando preciso de informação ou inspiração mas são as pessoas que mais contribuem para que eu queira saber mais. Novas técnicas, novos sabores e olhares diferentes. E é por isso que gosto de showcookings e, melhor ainda, workshops. Os meus caminhos cruzaram-se com o chef Miguel Mesquita na Academia TimeOut a convite da Pescanova, a propósito de técnicas simples para preparar peixe.
Camarão e massa kadaif, pescada e papelotes e uma mão cheia de aromas asiáticos e está lançado o desafio para o almoço. São as palavras apaixonadas de Miguel Mesquita sobre as propostas que vamos cozinhar que chamam a atenção primeiro. Depois é a explicação clara sobre as razões da escolha dos ingredientes e do modo de preparar as receitas deste workshop. Em boa companhai, entre gargalhadas e boa disposição, lá vamos seguindo as indicações e ouvindo dicas sobre os molhos a servir com a entrada de camarão crocante.
Para prato principal, os medalhões de pescada esperam ao lado das couves pak choi enquanto o arroz cozido em leite de coco já se faz no fogão. Cozinhar peixe em papelote é uma excelente opção para manter a textura de peixes delicados e é uma técnica muito fácil. Mesmo para quem como eu encontra sempre forma de dobrar mal o papel ou falhar o centro. É só dispor os ingredientes, temperar e colocar no forno ou cozer ao vapor. Os sabores de hoje piscam o olho à Ásia e são especialmente equilibrados como nos explicou a nutricionista Raquel Abrantes: o molho de soja permite substituir a adição de sal, a lima acrescenta um aroma extra e o óleo de sésamo é uma gordura cheia de sabor (a usar com parcimónia).
No final, não podíamos estar mais felizes com os nossos resultados. E porque uma refeição não termina realmente sem uma sobremesa bonita, houve ainda tempo para uma galette de nectarina e frutos vermelhos que era tão bonita quanto deliciosa. Deixo-vos a receita dos medalhões asiáticos, que entretanto já repeti por diversas vezes, e a explicação de como cozinhar em papelote. Aprender uma nova técnica é emocionante e esta é muito simples e os resultados são sempre excelentes.
Medalhões de pescada asiáticos (em papelote)
Adaptado de uma receita do chef Miguel Mesquita, Workshop Pescanova
serve 2
4 medalhoes de pescada
3 cebolos, picados
2 cm de gengibre fresco, picado
1 malagueta, picada
1 colher (cháa) açúcar mascavado
1 cenoura, em cubinhos
2 couves pak-choi, em tiras
1 dente de alho, picado finamente
2 colheres (chá) óleo de sésamo
sumo de 1-2 limas (dependendo da quantidade)
2 colheres (sopa) molho de soja
coentros picados
Corte dois rectângulos de papel vegetal e, em cada um, distribua metade da couve pak choi, cebolo, gengibre, malagueta e cenoura. Disponha em cima dois medalhões de pescada em cada papelote. Numa tigela misture o óleo de sésamo, alho, coentros (a gosto), sumo de lima, molho de soja e açúcar. Mexa para dissolver e verta metade desta mistura em cada papelote. Feche o papelote e leve ao forno a 180ºC 15-20 minutos.
Sirva com arroz de coco e coentros picados.