28.3.17
Hambúrgueres com vista de rio e o almoço no Bunker
Há azul sem fim à volta, barcos ali à frente e a ponte até ao outro lado onde o Cristo Rei assiste impávido ao percurso do sol. Não importa ser dia de semana e a tarde guardar longas horas de trabalho, o almoço promete restaurar energias ao corpo e à alma. Na esplanada do Bunker as boas-vindas ficam ao cuidado da paisagem.
No andar de cima do restaurante, o varandim enche-se de limonadas e as conversas passam da curiosa decoração interior para os famosos croquetes da casa que fazem as delícias de apreciadores fiéis e provadores de primeira vez. É ao sabor da boa limonada de frutos vermelhos, em dose generosa, que vou respirando o ar do rio que entra pelas janelas abertas. Entre panelas penduradas, os pratos vão chegando à mesa em tábuas de madeira e pedras de ardósia ou sobre o esmalte vermelho e branco de frigideiras e canecas. Perco-me de amores por um certo queijo italiano panado e servido com pesto de tomate seco, a provola affumicata panada é a minha entrada de eleição e fico-me por dois pedaços apenas por vergonha.
Mas são os hambúrgueres as estrelas do Bunker. Os novos inside out, por terem recheio para além de guarnição, piscam-me o olho e havendo um que se chama Buona bambina a escolha está feita! Do outro lado da mesa, escolhem-se vários Big Boss e a avaliar pelo ar satisfeito dos comensais, a opção de cheddar e bacon parece ser ganhadora. Por ter sempre mais olhos que barriga e me ter aventurado nas entradas, vejo-me agora em apuros com o meu enorme hambúrger que casa o queijo provola com a pancetta numa união mais do que feliz. Com pena, deixo o pão, despeço-me das batatas fritas no ponto e afasto o molho. Tenho segundas intenções e chamam-se cheesecake. Servido no copo e trazido com duas colheres, valha-me tê-lo partilhado com quem é tão guloso como eu.
Terminado o almoço, façamo-nos à vida que o dia vai apenas a meio. Vamos de coração e barriga cheia, ainda com a linha do rio a servir-nos de bitola. Este tem de ser o bunker com a melhor vista da cidade!
--
Bunker
Doca de Santo Amaro
Armazém 7
Alcântara, Lisboa