26.4.17

Menu cervejeiro no Bairro do Avillez

Bairro do Avillez, menu cervejeiro

A cerveja que combinamos beber ao final do dia torna-se pretexto para um jantar em que os pratos chegam à mesa para acompanhar o que bebemos. De pé alto e curvas definidas, a cor e o aroma das cervejas vão mudando no copo à medida que dos aperitivos passamos à entrada, ao prato principal e à sobremesa. Da conversa prometida ao lugar bonito a descobrir, são as cervejas que ganham a nossa atenção entre mil sabores e outras tantas gargalhadas, sempre sob o olhar atento do chef. No Bairro do Avillez a comida é sempre um assunto sério, por mais que a primazia da noite pertença às cervejas Super Bock Selecção 1927 é preciso que tudo combine para uma refeição memorável.

Na harmonização entre comida e bebida o segredo é potenciar o todo a partir das características de ambas. A parceria entre as cervejas especiais da Super Bock e os pratos da Taberna do Bairro do Avillez é razão mais do que suficiente para querer provar todas as combinações possíveis. À chegada são os croquetes de novilho com mostarda e pickles, o curioso "ceviche" de tremoço e o Queijo da Ilha S. Jorge com quatro meses de cura que se juntam à formosa Czech Golden Lager para dar as boas-vindas.

Bairro do Avillez, menu cervejeiro

Nas mesas de tampo de madeira, postas a preceito, espera a bifana de atum com legumes avinagrados que será servida com a misteriosa Super Bock Selecção 1927 Bavaria Weiss. Sentamo-nos ainda a luz do final do dia entra pelo Bairro a dentro e a cada dentada toda uma estória vai sendo contada pela cerveja que se diz suave e refrescante. Não sendo a minha preferida da noite, confesso um fraquinho por estas cervejas turvas e de cor clara em que o malte de trigo dá cartas. Entretanto na cozinha aberta já se preparam os lagartos de porco preto e um aroma de lima acabada de ralar entra na salas. As batatas fritas estaladiças e a carne tenra acabada de grelhar combinam na perfeição com a minha predilecta. A Super Bock Selecção 1927 Bengal Amber IPA remete para o clima indiano, com a sua gastromonia cheia de cor e mil especiarias e ganha o meu coração ao primeiro gole.

Com a refeição a aproximar-se do fim há ainda tempo (e se não houver, arranje-se) para o bolo de chocolate do Bairro, que vem com a Super Bock Selecção 1927 Munich Dunkel. O torrado em forma de caramelo e chocolate em duas notas só para uma cerveja escura e profunda onde se encontra sempre mais uma camada de sabor. Para terminar o Menu cervejeiro, um casamento intenso de sabores para levar na memória. Dos desafios de encontrar a cerveja certa para o prato e vice-versa sabem bem o chef José Avillez, a beer sommelière da Unicer Marta Fraga e Rodolfo Tristão, o escanção do Bairro do Avillez. O resultado do seu trabalho em conjunto é uma experiência muito interessante onde o que importa é apreciar a cada momento o diálogo que se estabelece entre o líquido precioso que enche o copo e as iguarias que vêm para a mesa.

Bairro do Avillez, menu cervejeiro Bairro do Avillez, menu cervejeiro Bairro do Avillez, menu cervejeiro Bairro do Avillez, menu cervejeiro

O Menu Cervejeiro elaborado por José Avillez para as cervejas Super Bock Selecção 1927 pode ser apreciado até dia 12 de Maio na Taberna, no Bairro do Avillez, em Lisboa.