28.6.19

{ Ingrediente Secreto } Focaccia de espelta, cebola roxa e azeitonas verdes

Foccacia de Espelta, cebola roxa e azeitonas

Entre a adrenalina da descoberta e o receio do desconhecido corre-se o risco de encontrar novos ingredientes que mudam para sempre a face da nossa alimentação. Cá por casa há muito nos rendemos à espelta, o ingrediente (pouco) secreto da receita de hoje. Por ser da família do trigo, a espelta possui glúten e todas as características inerentes às farinhas que servem o pão nosso de cada dia. É o sabor especial que faz deste um ingrediente que se tornou indispensável na nossa despensa e que surge cada vez mais nos pães, bolos e outras gulosices.

Como tal, e antes que o Verão chegue de malas e bagagens e faça do forno um território fora do alcance, arregaçamos as mangas para amassar uma focaccia.

Foccacia de Espelta, cebola roxa e azeitonas>
Foccacia de Espelta, cebola roxa e azeitonas

A focaccia é um tipo de pão de origem italiana e que é confeccionado com uma massa de hidratação elevada, de consistência húmida e que deve ser manuseada com rapidez e mãos passadas por azeite! Apesar disso é fácil de fazer e faz sempre um brilharete, servida com sopa ou em jeito de aperitivo para entrada de uma refeição informal.

As possibilidades para a "cobertura" são múltiplas e a mais tradicional talvez seja o tomate. A combinação escolhida faz uso do que havia e junta cebola roxa em meias-luas e azeitonas verdes, com umas pitadas de orégãos secos. Fica deliciosa!

Foccacia de Espelta, cebola roxa e azeitonas



Focaccia de espelta, cebola roxa e azeitonas verdes
Adaptado ligeiramente a partir de uma receita de Jordan Bourke

500 g farinha de espelta
10 g levedura
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) mel
400 ml água tépida
3 colheres (sopa) azeite virgem extra + extra para amassar
1 cebola roxa, cortada em meias-lua
20- 24 azeitonas verdes
1 colher (chá) orégãos secos
flor de sal, para polvilhar

Numa tigela peneire a farinha e a levedura e misture bem. Polvilhe com o sal e abra um buraco no centro. Adicione a água, mel e duas colheres do azeite e mexa com uma colher de pau até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

Unte ligeiramente a mão com azeite e descole a massa das paredes da tigela. Vá puxando rapidamente de fora para o centro da tigela. Escolha um lado e enrole para dentro, rodando a tigela um quarto de cada vez. Se necessário volte a colocar um pouco de azeite na mão durante este processo e repita por 2 minutos. Cubra a tigela de novo e deixe repousar 50-60 minutos ou até dobrar de tamanho.

Forre um tabuleiro com uma tira de papel vegetal. Verta a massa e distribua pelo tabuleiro. Deixe levedar mais 45 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200ºC com ventilação. Quando a massa tiver dobrado novamente de tamanho, use as pontas dos dedos para fazer alguns buracos na massa, adicionando a cebola roxa e as azeitonas pela superfície. Regue com o restante azeite e polvilhe com os orgãos e um pouco de flor de sal marinhor. Leve ao forno e deixe cozer durante cerca de 20-25 minutos. Para verificar se está cozido, vire a focaccia de lado e incline a parte de baixo, batendo com os nós dos dedos (deve soar a oco).

Sirva morno, com sopa ou como aperitivo.