4.9.19

{ Verão na Cidade } Petiscar à grande e à japonesa no Miss Jappa

Miss Jappa, Lisboa

Ainda há Verão para celebrar e a cidade oferece tardes longas e noites (quase) tropicais a quem se quiser aventurar. A promessa de viver Lisboa e o tempo quente como se não houvesse um amanhã de trabalho ajuda a voltar às rotinas. Como por magia, seguimos para parte incerta algures no Japão assim que entramos no Miss Jappa para um final de tarde de conversa e petiscos.

As boas-vindas escondem-se num "quantos-queres" de ervilhas com wasabi ou hóstias de camarão, num mix de snacks japoneses. Na mão, para enfrentar temperaturas inclementes, uma Sparkling Lemonade com manjericão e pepino para dar início à conversa. A passagem de testemunho da chef Anna Lins para o sempre seguro chef Rui Santos, é feita com pratos leves e a vontade de manter um trabalho em comum construído ao longo do tempo que dará à chef mais tempo para o projecto Go Natural e a Rui Santos a responsabilidade e o desafio de comandar os destinos de Miss Jappa a partir da estação estival.

Miss Jappa, Lisboa
Miss Jappa, Lisboa

Um conjunto de pratos vindos do street food japonês convida a momentos de lazer à boleia de um cocktail. É o que fazemos, a começar com uma versão bonita de Salada de kinuta saída do sushi bar e que combina 3 peixes e molho de sésamo em rolinhos coloridos onde a quinoa assume o papel principal. É fresco e saboroso e tem tudo o que se pede quando os termómetros passam os 30ºC. Mas a salada encontra competição à altura em sabor e frescura no Espadarte em crosta, com salada de batata e maiowasabi que se partilha a contragosto com a companhia. Serve de consolação o saké que vem servido em pequenos copinhos e desafia os sentidos para uma experiência nova.

Está para chegar o prato mais divertido, que mexe à medida que é transportado para a mesa e fixa a atenção de todos. Chama-se Okonomiyaki e já ganhou lugar de destaque no coração e no estômago de quem tem novo favorito nesta panqueca de couve na chapa com camarão, maionese de tonkatsu e lascas de atum seco. É o prato do momento e promete ser escolhido uma e outra vez. Ou haverá nova surpresa no horizonte?

Miss Jappa, Lisboa
Miss Jappa, Lisboa



Com o peixe a imperar na ementa do Miss Jappa, também há lugar para a carne e o sempre predilecto Cachaço de porco com molho de soja, mirin e gengibre surge agora em versão de petisco composto por 2 bao (pão ao vapor) onde os cogumelos salteados selam a combinação ganhadora. Há corações que balançam e outros que se entregam ao combinado de sushi e sashimi que é sempre boa escolha, independentemente do dia da semana, da hora do dia ou da refeição em causa. Perfeito para petiscar, com um cocktail, uma cerveja ou um copo de vinho não há Versão na cidade que não fique logo melhor.

Miss Jappa, Lisboa

E porque as novidades chegam também às sobremesas, recomenda-se o delicioso Pão de ló de matchá e nata fresca, combinação inteligente de texturas conhecidas e o aroma do chá verde com o toque fresco de natas batidas em quantidade q.b. Se todas as tardes terminassem assim, o retorno ao trabalho não custaria nada!

Miss Jappa, Lisboa

--
Miss Jappa
Praça do Príncipe Real nº 5A
Lisboa