10.12.07

Bolachas de Laranja com Sementes de Papoila



English Version

Depois de procurar durante décadas, lá encontrei as sementes de papoila (Obrigada Pipoka!) na rua ao lado da minha casa... O que fazer com elas? Apetecia-me imenso usá-las em bolachas - é a altura do ano: eu só penso em bolachas. Sonho com bolachas. Bolachas com sementes de papoila. Não que eu tenha visto uma receita, nem sei se existe. Já as comi num bolo de laranja, já as comi em pão, até já comi uma tarte de abóbora com sementes de papoila, mas em bolachas nunca. Daí que tenha resolvido pôr mãos à obra. Esta foi a minha entrada no Eat Christmas Cookies, um evento de cookies de todo o mundo que se pode encontar no Food Blogga da Susan.



Bolachas de Laranja com Sementes de Papoila

4 dúzias

1/2 chávena (150 grs) manteiga sem sal, à temperatura ambiente
3/4 chávena (150 grs) açucar fino
raspa de 1 laranja grande (cerca de 3 colheres sopa)
3 colheres sopa sumo laranja
2 3/4 chávenas (200 grs) farinha trigo
1 ovo
sementes papoila (cerca de 3 colheres sopa)
açucar para polvilhar

Bater a manteiga com o açucar até obter uma massa compacta. Juntar a raspa e sumo de laranja. Acrescentar a farinha, mexendo rapidamente e em seguida o ovo, ligeiramente batido. Fazer uma bola com a massa, cobrir de película aderente e levar ao frigorífico por 30 minutos.
Numa folha de papel vegetal, colocar uma colher de sementes de papoila (com cuidado, porque as sementes voam!) e rolar 1/3 da massa nas sementes. Com uma faca afiada, cortar fatias de 5 mm e estender cada uma com o rolo da massa. Adicionar algumas sementes sobre a massa e pressionar (com o rolo) para não se soltarem. Com um cortador de bolachas, cortar estrelas de diferentes tamanhos. Polvilhar com açucar. Repetir o processo até a massa acabar.
Colocar as bolachas sobre papel vegetal e levar ao forno a 165º C até ficarem douradas. Deixar arrefecer numa grelha com o papel vegetal.

16 comentários:

  1. Que estrelas maravilhosas!

    Tenho no tachos umas estrelas de canela algumas tb com sementes de papoila, mas estas estão realmente fantásticas, voi copiar!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. These sound tasty! I just made poppy seed muffins this morning and was thinking about making cookies with them later this week! Thanks for the new idea with poppy seeds!

    ResponderEliminar
  3. :DDDD ta visto vamos formar a confraria das bolachas suzana! mas eu só as provo... pois bem este fim de semana aventurei me no shopping atras das forminhaas... meia hora depois arrependi e desisti! Não se podia mexer... vou ver se esta semana me dedico mais! porque eu tb quero :DDDD

    e la estão as sementes de papoila da pipoka! que tb era pa ver isso no shopping e tb desisti... que crueldade! :D

    ResponderEliminar
  4. UIIIII! Que lindas ... e de laranja ... maravilha!

    ResponderEliminar
  5. Vai fazendo bolachinhas que eu agradeço...os meus amigos vão adorar as prendas de Natal deste ano. Será que vou ter de te pagar direitos de autor?

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Fazer bolachas e biscoitos não é lá muito o meu forte, prefiro comê-las...
    As tuas estão o máximo! Lindas!
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  7. .......FAÇO BOLACHAS, SONHO COM BOLACHAS...... pensei que estavas falando de mim!!!

    Adorei suas bolachas! Anotada! Farei em breve!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  8. Tenho aqui em casa uns "aprendizes de provadores" que não paravam enquanto não acabassem com essa delícia.
    Estão tão bonitas! Gostava de saber fazer essas bolachinhas.

    ResponderEliminar
  9. as estrelas tao lindassss :-) laranja e pampoila deve combinar mto bem.

    ResponderEliminar
  10. Pronto, mais umas bolachinhas que só de olhar, dá vontade de dar uma trinca ao monitor! E logo agora que já se bebia um cafézinho! :o) Nunca experimentei as sementinhas, mas não me escapam quando aí for!

    Beijinhos


    P.S. Quanto às bolachinhas, ando mesmo a pensar seriamente em aceitar!! Mas é que nem é preciso insistir mais! :o) Depois envio-te um e-mail para combinarmos uma coisa engraçada. Já estava prometida a minha passagem pela capital! :o)

    ResponderEliminar
  11. Que lindas!! Mais umas bolachinhas maravilhosas.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  12. Que giro! Também fiz um bolo com sementes de papoila este fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Que lindas bolachinhas, acho que vou ter de testar estas também ;)

    ResponderEliminar
  14. Que biscoitos lindos, Suzana! Vou fazer para o Natal. Bjs,

    ResponderEliminar
  15. Olá Suzana:

    O teu blogue e o da Moira inspiraram-me mais uma vez.... o resultado foi isto:

    http://dulcepigmenta.blogspot.com/2011/03/bolachas-de-canela-e-laranja-com.html

    Obrigada e beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  16. Olá Suzana:

    O teu blogue e o da Moira inspiraram-me mais uma vez.... o resultado foi isto:

    http://dulcepigmenta.blogspot.com/2011/03/bolachas-de-canela-e-laranja-com.html

    Obrigada e beijinhos
    rita

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!