26.11.08

Chocolate & Cardamomo

Cardamom Chocolate Cake

A padaria abre ao fim de semana cá em casa. Normalmente pergunto à minha cara metade (aka O Provador) que bolo quer para a semana. Ele lá sugere um ou dois, dependendo se temos alguma fruta a gritar por ser usada ou se alguma receita lhe chamou a atenção. Na semana passada não tive que perguntar. Sabes que tens 5... CINCO! marcas diferentes de chocolate, mais duas metades, aqui no armário?? A chamada de atenção pretendia ilustrar o quanto o sr. Provador abomina a minha (muito) desarrumada despensa e os meus hábitos consumistas. Oh assim tantas? Não fazia ideia. (O papel de anjo assenta-me às mil maravilhas e a minha voz consegue ser mais que convincente quando encarno o papel...) Então o que achas de um bolo de chocolate? Acrescentei rapidamente. Claro! Tudo está bem quando acaba bem. Excepto que não me apetecia fazer um bolo de chocolate rico, cremoso e calórico. A minha vontade era atacar o armário das especiarias... As especiarias adoram chocolate. O cardamomo adora chocolate negro amargo! Lembrei-me que o livro da Sue Lawrence On Baking tinha uma receita com cardamomo e chocolate. Fiz algumas alterações para ir ao encontro do nosso gosto. Este é um bolo muito aromático. A quantidade de cardamomo pode ser reduzida se se desejar.

Bolo de Cardamomo e Chocolate
Ligeiramente inspirado em Sue Lawrence, On Baking

1 bolo rectangular (ou 12 bolinhos individuais)

125 grs manteiga sem sal, macia
1/2 chávena açucar amarelo, compactado
2 ovos grandes, batidos
100 grs chocolate negro (eu gosto do Lindt 70%), partido grosseiramente
2 chávenas farinha com fermento, peneirada
2 colheres sopa (30 ml) leite
3-4 vagens de cardamomo(ou mais, a gosto)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Peneire a farinha para uma tigela. Esmage as vagens de cardamomo num almofariz. Use um passador de rede para juntar o cardamomo moído à farinha. Noutra tigela, bata a manteiga com o açucar, até a mistura estar fofa. Adicione os ovos, um pouco de cada vez, até estarem totalmente misturados. Deite a farinha e o leite e bata bem. Acrescente o chocolate aos pedaços e mexa até combinar. Deite numa forma rectangular untada e alise o topo com uma espátula. Leve ao forno por 40-45 minutos ou até um palito inserido no meio do bolo sair limpo. Deixe na forma por 15 minutos para arrefecer e transfira para uma grelha metálica.

O bolo pode ser polvilhado com açucar em pó ou cacau de boa qualidade. Sirva com natas batidas ou lemon curd.

Cardamom Chocolate Cake

Envio este bolo para a Lorraine do Not Quite Nigella para The Ultimate Chocolate Cake Challenge! Não sei se este é o meu melhor bolo de chocolate, mas foi um sucesso com uma chávena de chá.

14 comentários:

  1. me apaixonei por este bolo!
    fotos belíssimas as suas!

    bjo, Glau

    ResponderEliminar
  2. a chamada de atençao do marido valeu a pena, pois o bolo está divino !!!

    bjks

    ResponderEliminar
  3. ainda bem que o teu marido te avisou que tinhas tanto chocolate em casa.
    assim fizeste um bolo delicioso.
    e eu que tenho vagens de cardamomo na despensa e ainda não usei?
    irreparável, não é?

    ResponderEliminar
  4. Humm, gostei demais do resultado! E, assim como você, estou com pedaços de chocolate na despensa! ;-)Já anotei a receita e desde já, obrigada pela sugestão!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu socorro-me muitas vezes do Miguel quando não sei o que fazer, mas o meu provador oficial costuma sempre ir de encontro ao chocolate...sem mais pormenores ou inspiração...:)
    Acho piada quando me posso identificar com algumas coisas que contas. Mesmo que a minha desarrumação se deva à falta de espaço da minha cozinha, também gosto de Lindt 70%!Ehehe!
    Gosto imenso de cardamomo e com o chocolate em pedacinhos neste bolo fofo, parece-me um sonho!:)

    ResponderEliminar
  6. Sem comentários....lindo lindo lindo, acho que é desta que compro essa especiaria :)

    Beijinhos

    P.s: vou deixar um prémio para ti no meu cantinho

    ResponderEliminar
  7. que fotos lindas... esse bolo só pode ser bom!!! e agora que tenho cardamomo em casa - já está anotado! beijocas

    ResponderEliminar
  8. confesso que já levei alguns 'pitos' do marido...

    adorei este cardamomo... outro dia fiz um bolo, branco e simples, e aromatizado com o cardamomo... muito bom. Agora este está no capricho, gostei demais... vou anotar para experimentar qualquer dia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei esta receita. Parece realmente fantástica!
    Eu gosto muito de bolos e estou sempre procurando uma novidade.
    Eu só tenho cardamono em pó. Qual a quantidade que vc sugere?
    Vou expereimentar com certeza.
    Parabéns!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Suzana querida, fiquei apaixonada por este lindo bolo!!! Com certeza vou prová-lo aqui em casa (como estou de regime, só uma fatia pequena, assim exercito meu auto-controle), a família vai amar!!!!
    As fotos ficaram maravilhosas!
    Beijo grande...

    ResponderEliminar
  11. Este bolo é para mim não é?!
    Só pode, chocolate e especiarias são a minha cara hehe...

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pelos comentários. :)

    Cláudia, sugiro uma quantidade de cardamomo moído entre 1/4 e 1/2 colher de chá (tsp). Depende sobretudo do gosto de cada um e da qualidade do cardamomo. ;)

    Bj grande para todas

    ResponderEliminar
  13. Não pude deixar de me rir quando comecei a ler este post pois veio-me imediatamente à cabeça a minha despensa que por acaso também tem lá perdida pelo menos umas quatro tabletes de chocolate já meio usadas...
    Esta receita veio em muito boa hora pois então! Este fim de semana vai reinar na minha cozinha!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Acho que ficou muito bom e bonito...jinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!