6.1.09

Dia de Rainhas!

Bolo-Rainha

E cá está ele: um ano novinho em folha. Cheio de novas possibilidades, onde todos os votos podem ser feitos e todos os desejos renovados. Feliz 2009 para todos!

As tradições são o que delas quisermos fazer. Enquanto criança, não me lembro de um Natal, um ano novo ou um Dia de Reis (também conhecido como a Epifania) sem Bolo-Rei e como muitas crianças não gostava especialmente... Culpa assumida na íntegra pelas frutas cristalizadas. Talvez tal bolo requeira um paladar mais adulto para comnpreender tanta exuberância na feitura, mas até mesmo os "crescidos" não encaram com facilidade a natureza de frutas cristalizadas como o figo ou a abóbora. Parece que foi assim que se começou a fazer um bolo mais depurado, cheio de nozes e avelãs e amêndoas inteiras e sem frutas cristalizadas DE TODO. É ainda mais rico, mais caro e mais bonito que o tradicional Bolo-Rei da minha infância. Hoje convido-vos a experimentarem comigo uma versão diferente do Bolo-Rei do ano passado, o tal que é feito só de frutos secos e que (dizem) serve uma Raínha!

Bolo-Rainha

Bolo-Rainha

2 bolos pequenos ou 1 grande

100g nozes
50g amêndoas inteiras
50g avelãs inteiras
600g farinha
125ml leite gordo
2 colher (chá) fermento seco
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) extracto baunilha
165g açúcar amarelo
100g manteiga, à temperatura ambiente
3 ovos grandes

para a cobertura:
24 metades de noz
uma mão cheia de amêndoas e/ou avelãs inteiras
2 colheres (sopa) açúcar amarelo
2 colheres (sopa) água
leite para pincelar
icing sugar para decorar

Numa tigela grande, junte a farinha e o sal, abrindo uma cova ao centro. Dissolva o fermento no leite tépido e deixe activar por 5 minutos. Junte à cova na farinha, retire alguma das paredes até formar uma pequena bola e deixe por 10 minutos. À parte, bata o açucar com os ovos e a manteiga e deite na cova, mexendo primeiro com um garfo e depois com as mãos. Amasse bem numa superfície enfarinhada por 10 minutos, até estar elástica e macia. Junte os frutos secos e amasse mais um pouco até estes estarem distribuidos pela massa. Coloque numa tigela, cubra com um pano e deixe levedar num local quente e seco por 1 hora ou até ter duplicado de tamanho.

Divida a massa ao meio e forme duas bolas. Abra um buraco ao meio, alargando com os dedos até formar uma coroa. (Coloque um copo com a parte exterior enfarinhada para evitar que o buraco feche à medida que leveda) Cubra de novo com um pano e deixe levedar mais 45 minutos. Pincele com o leite e espalhe os frutos para a decoração. Leve ao forno a 180ºC por 45-50 minutos ou até estar dourado. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha metálica.

Ao lume, faça uma calda com o açucar amarelo e a água. Pincele abundantemente o bolo e polvilhe (generosamente!) com icing sugar.