6.4.09

As melhores bolachas do mundo

Oat Raisin Almond Cookies

"Parece-me que as notícias sobre a minha morte são manifestamente exageradas". A frase é de Mark Twain em resposta ao seu obituário publicado no New York Journal. Da mesma forma, chamar a estas as melhores bolachas do mundo é no mínimo discutível... Parece-me. Mas a minha cara-metade garante que são e o homem não responde por Provador ao acaso!

Oat Raisin Almond Cookies

Bolachas de Aveia com Amêndoas e Passas

Adaptado livremente de Cordon Bleu.

40 unidades

1 ovo grande, batido
1/2 chávena (110 grs) açucar mascavado
1/2 chávena (100 grs) açucar fino
1/2 chávena (120 grs) manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 chávena (100 grs) passas
1 chávena (150g) farinha sem fermento
1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá sal
1 chávena (100 grs) flocos de aveia
1/2 chávena (50 grs) amêndoas fatiadas
1 colher de chá extracto baunilha
2 colher de sopa leite

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre os tabuleiros com papel vegetal. (Ou use tapetes de silicone)

Bata os açucares com a manteiga. Adicione o ovo, a baunilha e o leite e bata até obter uma massa homogénea. Peneire a farinha, o sal e o bicarbonate de sódio. Adicione à mistura líquida e bata até os ingredientes estarem combinados. Acrescente a aveia, a amêndoa e as passas e mexa. (A massa fica mole.)

Com uma colher de gelado, disponha cada porção no papel vegetal, deixando espaço entre as bolachas (5 cm) para que não colem ao cozer. Leve ao forno por 10-12 minutos ou até estarem douradas. Transfira para uma grelha de metal para arrefecerem.

Como se comprova, a minha gata também (a)prova! ;)

Oat Raisin Almond Cookies

14 comentários:

  1. Umas bolachinhas deliciosas po certo, uma forma às bolinha adorável, eu adoro bolinhas na loiça, e uma gatinha curiosa, ou será gulosa?
    A tua gata é igualzinha à da minha irmã, que também já apareceu numa foto do bolo mármore ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Suzana, hoje vou pôr a tua cara metade à prova! Se forem mesmo os melhores cookies do mundo... bem, acho que estou em sarilhos! ;)

    A tua gata deve ser prima da minha. E dos da Fer! ;)

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Lol...se são ou não fica a dúvida...mas a gata é linda :)

    ResponderEliminar
  4. As bolachas estão lindas mas a louça às bolinhas e a gatinha são de derreter qualquer coração :)

    Beijinhos,

    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Essas bolachinhas deixaram-me com água na boca...e com muita vontade de experimentar para confirmar quem tem razão!!!Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. Acho que os nossos provadores oficiais partilham do mesmo gosto por bolachas de aveia. Vou dar estas a provar ao meu, para ver se as opiniões são convergentes. Por mim, basta-me o ar convencido da tua Matilde para ter a certeza de que são mesmo fabulosas ;-)

    Boas Páscoa

    bjs

    PS- muitas saudades...

    ResponderEliminar
  7. queria dizer Boa Páscoa... mas como gosto sempre de dobrar a dose... lá foi um "s" a mais.

    ResponderEliminar
  8. adorei as bolachas e o potinho! uma graça!
    bjos, glau

    ResponderEliminar
  9. Adorei a receita desses cookies. Já entraram pra minha lista.

    E a sua gata é linda! :)

    Abraço,

    ResponderEliminar
  10. acho que conheço essa gata!
    Ou pelo menos tenho uma vizinha na minha rua que tem uma gata "tal e qual"!

    ResponderEliminar
  11. Com o nome de melhor bolacha do mundo e não pegar a receita? Não tem como! Vou fazer em casa porque fiquei curiosa quanto ao sabor. Não há dúvidas de que ficam muito gostosas. As fotos falam por si.

    ResponderEliminar
  12. Experimentei e gostei bastante. Podem ver o resultado em http://cozinhacomtomates.blogspot.com/2009/05/bolachas-caseiras.html

    Obrigado por partilhar esta receita com o resto do mundo! Pelo menos com aquele resto de mundo que não resiste a uma bolacha com bom aspecto!

    ResponderEliminar
  13. Essas bolachinhas têm tudo para ser deliciosas.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. estou a ver o meu Mel a copiar este primo... só posso afirmar: claro que vou experimentar esta magnifica receita
    :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!