24.11.09

A propósito de uns cupcakes de banana sem cobertura

Banana cupcakes & no frosting

De quando em vez tenho um ataque de nostalgia. [Regra geral a coisa dá para a lamechice, o que é sempre uma péssima notícia.] Começa por razões inexplicáveis como um dia de Outono cheio de sol ou um livro retirado da estante de passagem e as memórias de bons momentos passados e mesas de café, meias de leite, formas para bolos e marmelada. Uma ideia puxa a outra. É muito bom ter amigos. Diz-se por aí que eles são o principal ingrediente na receita da vida... [Eu avisei que ia acabar nisto. E antes que piore vamos ao que interessa.] Fiz uns cupcakes de banana sem cobertura a pensar na minha amiga Pipoka, que me ofereceu o livro de presente de aniversário e na querida Carlota, responsável última pela delicadeza única destas formas de papel estampado. :)

Cupcakes de banana [sem cobertura]
Adaptado de Tarek Malouf, The Hummingbrid Bakery Cookbook

12-16 cupcakes

120 gr farinha
140 gr açucar
1 colher sopa fermento em pó
1 colher chá canela
1 colher chá gengibre moído
pitada de sal
80 gr manteiga sem sal, à temperatura ambiente
120 ml leite gordo
2 ovos grandes
120 gr banana, esmagada (1 banana média)

Pré-aqueça o forno a 170°C. Peneire a farinha, o fermento em pó e as especiarias para uma tigela grande. Bata com a manteiga até obter uma mistura homogénea. Vá batendo à medida que acrescenta o leite devagar. Adicione os ovos e bata bem. Envolva a banana esmagada. Deite a massa nas formas de papel e leve ao forno 20 minutos ou até os bolinhos estarem dourados.

A receita leva uma cobertura de chocolate que não fiz.

Presentes da Carlota

15 comentários:

  1. Parabens pelo aniversario. As formas para os queques sao girissimas. Os queques, esses ficaram com um ar muito apetecivel. As vezes tambem nao coloco cobertura, da-me preguica ou entao ficam tao bons simples, para que cobertura, lol!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. "tenho uma lágrima no canto do olho, tenho uma lágrima no canto do olho..."

    bjs

    PS - I love you

    ResponderEliminar
  3. Os bolinhos ficaram com óptimo aspecto.
    Muito apetecivéis.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Hum....cupcake de banana é bom demais!!! Fiz um esses dias!!

    Ah...adorei as forminhas! Quase não acho por aqui assim tão fofas!

    Bjosss

    ResponderEliminar
  5. Ohhh que Querida!!! Olha que até fiquei comovida...!!
    Amanhã pensaremos em ti e teremos saudades!

    Beijinhos GRANDES,
    Carlota

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Com cobertura ... sem cobertura ... sempre lindos e deliciosos!!!

    ResponderEliminar
  7. Você e a Patrícia querem nos matar com essa delícias de banana?

    ResponderEliminar
  8. Hoje em dia não sou muito de cupcakes, embora já tivesse feito muitos nos meus tempos de estudante, eram quase sempre pretexto para lanches em tardes de estudo, mas na realidade era já o meu gosto pela cozinha a falar mais alto.
    Essas formas são lindas e os cupcakes à primeira vista pareceram-me de cenoura.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  9. nunca fiz e verdade.
    a banana ainda nao foi para a minha doçaria la em casa mas que tem bom aspecto tem sim senhora.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Que delicadeza essas forminhas... E que linda foto!

    ResponderEliminar
  11. Que delícia de blog!
    Passa no meu, que não tem tantos dotes culinárias, mas pode ser um bom passatempo(:

    ResponderEliminar
  12. Olá Parabéns pelo blog!
    Gostaria de convidá-la para uma visitinha na CASA DE FARINHA, tem muitas novidades!
    http://casadfarinha.blogspot.com/
    Bjs
    Dani

    ResponderEliminar
  13. Olá Suzana! Gostei muito do teu blog! É sempre giro ver alguém falar de cupcakes em Portugal, que é ainda coisa rara e para mim são a melhor coisa do mundo! ;)

    Eu tenho um blog especializado em cupcakes e mando vir todo o material dos EUA, logo se kiseres espreitá-lo a morada é: www.quemtemmedodocupcake.blogspot.com


    Bj Vanessa Chabert

    ResponderEliminar
  14. Adorei o blog, as fotos, o conceito, as fotografias! Parabéns, belíssimo trabalho!

    ResponderEliminar
  15. Essas formas de papel são simplesmente lindas. Sou maluca por formas de papel e todas essas coisinhas amorosas. Adorava ter umas dessas :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!