11.3.10

Uma salada de arroz [selvagem]

Wild Rice Salad

O arroz selvagem não é, na realidade, arroz. Eu acho sempre que a melhor maneira de dar estas notícias é ir directo ao assunto, sem preâmbulos nem introduções. Aquilo a que chamamos arroz selvagem é efectivamente a semente de uma planta da família das gramíneas, a que pertencem o trigo ou o arroz. Consome-se e comercializa-se já misturado com arroz, por a sua textura e sabor serem demasiado fortes a solo. Eu por mim confesso-me fã.

Salada de arroz selvagem com amendoins
Adaptado de Patricia Cornwell e Marlene Brown, Food to Die For - Secrets from Kay Scarpetta's Kitchen

4 doses, como acompanhamento

½ chávena arroz selvagem (cerca de 80g)
500 ml caldo de frango (ou de legumes)
1½ colheres sopa azeite
1 pimento verde grande, picado
½ chávena amendoins, picados grosseiramente
1 cebolinha verde, picada finamente

molho:
1½ colheres vinagre arroz (ou de cidra)
1 colher sopa azeite
½ colher sopa óleo de sésamo
½ dente alho, muito picadinho
sal e pimenta preta, moída na altura

alface para servir

Lave o arroz selvagem e coza no caldo até estar macio (siga as instruções do pacote quanto aos tempos de cozedura). Aqueça o azeite numa frigideira larga e aloure o pimento, 2-3 minutos. Adicione os amendoins e a cebolinha e mexa durante um par de minutos, até os amendoins começzrem a ficar dourados. Retire do lume. Adicione o arroz cozido e mexa para envolver.

Para o molho, use um frasco com tampa, coloque todos os ingredientes e agite até emulsionar. Tempere a salada e sirva sobre folhas de alface.

10 comentários:

  1. Eu gosto muito de grãos e cá em casa vou variando muito os que uso.
    Na semana passada comprei trigo pela primeira vez, mas ainda não usei...
    Bela receita. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que nunca vi nem comi esse tal de arroz selvage, só ouço falar mesmo. Mas to curioso, pq vi tantas receitas com a cara ótima, como essa sua, que vou procurar pra comprar!

    bjim :D

    ResponderEliminar
  3. Eu já comi arroz selvagem e não fiquei muito adepta,talvez confeccionado desta forma fique melhor.

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei arroz selvagem, mas adoro todos os tipos de arroz. Mas que ficou com boa pinta, la isso ficou.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito e faço muitas vezes a acompanhar pratos de carne recheada, mas nunca com amendoins...
    Esta está anotada!

    bjcas Micas

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito e faço muitas vezes a acompanhar pratos de carne recheada, mas nunca com amendoins...
    Esta está anotada!

    bjcas Micas

    ResponderEliminar
  7. Por acaso tenho uma embalagem desse "arroz" selvagem simples e sem misturas para abrir. Gostei da sugestão por ser diferente. Pessoalmente gosto muito dele e gosto muito de saladas com arroz.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  8. eui nunca experimentei esse arroz mas chama-me a atençao pela cor.
    fizeste uma rica salada e simples:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gosto bastante e se for bem aromatizado, melhor. A última vez que fiz foi há um mês para acompanhar um caril de camarão.. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Ainda não experimentei arroz selvagem mas ando com curiosidade. Esta salada simples e prática é a desculpa ideal para o fazer :) beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!