16.4.10

Favas contadas

Broad Beans & Risotto

Eu sou uma criatura de gostos frugais. Palavra. Encanto-me com pequenas coisas e singelas descobertas como este saco de favas a espreitar numa banca do mercado do Princípe Real. Faço o caminho de volta para casa a sonhar com um risotto que terá de esperar por dias mais calmos, por mais tempo e o estado de espírito certo para descascar as minúsculas favas e saborear cada passo do caminho. O dia chega numa quinta-feira de chuvinha e céu nublado. Sento-me, disposta a dedicar a cada vagem toda a minha atenção. É uma espécie de meditação. Sem pressas. O resultado final merece cada minuto. A satisfação é garantida. São favas contadas.

Risotto de favas e bacon

(para 2 pessoas)

1/2 colher sopa azeite
1/2 cebola pequena, picada finamente
1 dente alho, picado muito finamente
4 fatias finas bacon, em pedaços
1 colher sopa folhas hortelã + coentros picados
1/2 chávena arroz arbório
75 ml vinho branco seco
500 ml caldo de frango
1 chávena favas novas
parmesão ou queijo da ilha em lascas, para servir

Aqueça o caldo e coza as favas durante 3 minutos. Retire com uma escumadeira para uma tigela e mantenha o caldo quente. Coloque o azeite numa caçarola larga de fundo grosso, com o alho e a cebola. Junte o bacon e metade das ervas picadas e aloure durante 2 minutos. Adicione o arroz e mexa até este apresentar um aparência translúcida. Deite o vinho e mexa até evaporar. Junte metade das favas. Comece a deitar o caldo (quente), uma concha de cada vez, mexendo sempre. Deve demorar cerca de 10-15 minutos até absorver todo o caldo e o arroz estar cozido. Acrescente as restantes favas. Rectifique o sal se necessário. Sirva de imediato com o queijo e a hortelã e coentros picados que restam.

5 comentários:

  1. Que texto/fotos/receita encantadores!...
    Belo trio!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Que favas contadas tão poéticas e encantadoras.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Gourmets Amadores será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderEliminar
  4. rello!

    experimetei esta receita de risotto e tenho uma reclamação a fazer: os ingredientes não são suficientes para duas pessoas! tão saboroso que fica, cada um como por dois!

    :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o comentário do anónimo acima: certamente deve ser fácil ver o prato vazio num instante!

    A primeira foto é linda.
    E a receita, deliciosa. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!