5.4.10

Onde fica a cidade dos sonhos?

MACBA Barcelona

Para alguns terá palmeiras e uma nesga de água de encontro ao infinito, para outros é construída na sedimentação das memórias, das que vêm e vão como o mar. A cidade dos nossos sonhos fica onde quisermos, à saída da porta de casa ou do outro lado do mundo, no sítio exacto onde o cérebro vira coração e esse, dizem, guarda para sempre as paixões.

[A imagem de cima é de uma obra de John Baldessari da exposição Pure Beauty. Está patente no MACBA - Museu d'Art Contemporani de Barcelona. As fotos deste e de outros posts sobre Barcelona são do Provador.]

Barcelona

Corria outro século quando eu e o Provador nos apaixonámos por uma Barcelona viva e repleta de interesses mil, ainda a usufruir da fama dos Jogos Olímpicos e da cara limpa e traje de luzes que a ocasião pedia. Tínhamos vinte anos e uma vida inteira para voltar. Na bagagem trouxemos o peixe de Frank Gehry, as paredes estreitas do Bairro Gótico, o átrio do Museu Têxtil e o mar visto do Porto Olímpico [todos na imagem em cima]. Empacotámos o aroma do chocolate quente e umas colheradas da melhor crema catalana com a promessa de saborear de novo, uma e outra vez. Passámos quinze anos a (re)arrumar lembranças e a torná-las perfeitas. Quando desembarcámos na semana passada encontrámos uma Barcelona diferente, da qual não nos recordávamos... Uma estranha e demorada falta de reconhecimento. Nenhuma cidade resiste às expectativas de década e meia de espera e à espuma da memória. Restava a esperança de que a paixão surgisse de novo...

1929. The Barcelona Pavilion

Aconteceu numa manhã em que visitámos o Pavilhão da Alemanha para a Exposição de Barcelona de 1929. Considerado um exemplo da arquitectura modernista, foi desenhado por Mies van der Rohe e reconstruído na sua localização original aos pés de Montjuïc nos anos 80. Começou aqui a história de uma cidade desconhecida que ganhou o nosso coração.

5 comentários:

  1. Parece-me uma cidade encantadora, mas até agora ainda só conheço de passagem, com uma breve paragem na Sagrada Família.
    Sempre que vejo fotos de Barcelona a curiosidade cresce e a vontade de lá ir sem ser de passagem aumenta. Um dia quem sabe...

    ResponderEliminar
  2. Adoro Barcelona!....
    Belas imagens. Muitas saudades...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Tb eu sou apaixonada pela cidade.
    Foi lá que me rendi ao apelo da arquitectura e decidi fazer dessa paixão a minha vida.
    tb não volto há muitos anos, afagando memórias que provavelmente tb já não reencontrarei.
    Mas a energia que lá se respira acho que sobreviverá.

    Barcelona, Barcelona...

    ResponderEliminar
  4. Que texto lindo. E que saudades de Barcelona.

    Fico à espera dos passos que vos apaixonaram, novamente. Porque também eu ando cheia de vontade de lá voltar.

    *
    mariana

    ResponderEliminar
  5. Só hoje pude passar por aqui para uma visitinha e gostei muito de recordar consigo, uma cidade que também me ficou no coração. Há uma atmosfera diferente que nos envolve e que nos toma, em Barcelona...a única cidade europeia onde eu não me importava de viver. Obrigada pelo "passeio" e pelas fotos magníficas. BJs. Bombom

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!