2.7.10

Clafoutis de cerejas para um aniversário

cerejas // cherries

Apesar das escassas centenas de metros na cidade grande que separam os nossos locais de trabalho, podia acontecer nunca nos termos encontrado. Bastava aos planetas nunca terem alinhado e podia uma de nós nunca ter começado um blogue de culinária. Culpa da blogosfera e de uns cortantes de bolachas e somamos horas felizes e dias memoráveis, quase sempre escritos a uma mesa, de copo na mão e língua afiada. Descobrimos que ambas temos gatas brancas e pretas com o mesmo nome e caras-metade que sofrem pelo mesmo clube. Passeamos de braço dado e trocamos gargalhadas. Fazemos compras. Partilhamos com outras criaturas como nós (vocês sabem quem são) momentos preciosos que sem o Three Fat Ladies nunca teriam acontecido. Porque há acasos felizes e os amigos são como as cerejas, este clafoutis é para ti, minha querida Pipoka!

*Este é um clafoutis clássico. Embora seja comum encontrar versões com diferentes frutos e mesmo clafoutis salgados, o original é feito com cerejas. Talvez porque reúne a essência desta receita, este é o meu favorito. Deve servir-se morno, polvilhado de açucar. Partilhado é ainda melhor.

clafoutis

Clafoutis de cerejas

4 ramequins individuais

300g cerejas, lavadas e sem pé
2 ovos grandes
80g açúcar refinado
200ml leite gordo
1 colher chá extracto baunilha
75g farinha, peneirada
20g manteiga com sal + extra para as formas
açúcar em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele 4 formas de ir ao forno com manteiga. Distribua as cerejas pelas formas de forma igual. Derreta a manteiga e reserve até arrefecer. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Junte a baunilha e o leite mexendo até incorporar todos os ingredientes. Deite a farinha aos poucos e bata até obter uma mistura homogénea. Adicione a manteiga e mexa. Cuidadosamente, divida a massa pelas 4 formas. Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até a massa estar dourada.

clafoutis

Sirva morno, polvilhado com o açúcar em pó.

notas: esta receita não é muito doce. Caso se queira, a quantidade de açúcar pode ser ligeiramente aumentada, a gosto. Para fazer um prato grande, duplique a receita.