31.1.11

Assado de Domingo: Vegetais no forno com bacon

Legumes assados // Roasted veggies

O Inverno não tem sido meigo comigo e eu confesso-me farta de frio e chuva. Nada que altere o inexorável sentido da meteorologia, que não cede a rogos nem a lágrimas (ou à falta delas) e que não tem piedade. A minha má vontade com o tempo frio é recente e resulta de vários meses de mazelas, achaques e pequenas doenças que a frustração atribui às temperaturas baixas. Traduz-se num número exagerado de bules de chá fumegante, crumbles acabados de sair do forno e nas incontornáveis sopas. E, aqui e ali, numa pontinha de mau feitio. Os vegetais de Inverno são mais um convite a ligar o forno. Cherovias, cenouras e batata-doce fazem o acompanhamento de mais um assado de Domingo.

Assado de domingo // Sunday Roast

Assar legumes é uma maneira de acentuar o seu sabor natural e permitir que estes ganhem uma textura que doutro modo não teriam. Esta receita pode ser feita com os vegetais disponíveis, por exemplo batatas, funcho, beterrabas ou nabos, e servir como refeição ou como acompanhamento para as mais diversas carnes. O assado de Domingo (como outros) é cá em casa muitas vezes de aves, desta feita de perú. A acompanhar cherovias (também chamadas pastinacas), cenouras e batata-doce com um toquezinho de cominhos.

Legumes assados // Roasted veggies



Vegetais no forno com bacon

Serve 4, como acompanhamento

2 batatas-doce (cerca de 400g)
5-6 cenouras pequenas (cerca de 300g)
5-6 cherovias médias (cerca de 300g)
3 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) mel
6 fatias bacon
pimenta preta moída na altura
pitada de cominhos moídos
tomilho-limão

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Corte as batatas, as cenouras e as cherovias em pedaços sensivelmente do mesmo tamanho. Coza os vegetais em água com sal durante 5 minutos. Retire do lume e escorra. Tempere com pimenta preta moída na altura e regue com o azeite, mexendo o tacho até os legumes estarem cobertos com o azeite. Coloque-os num tabuleiro de ir ao forno e arrume-os (mais ou menos) separadamente. Polvilhe com as folhinhas de tomilho limão e deite os cominhos por cima das cherovias e das cenouras. Leve o tabuleiro ao forno durante 15 minutos. Ao fim desse tempo, retire e disponha as fatias de bacon sobre os vegetais. Leve de novo a assar por mais 10-15 minutos ou até os legumes estarem dourados e o bacon estaladiço. Sirva, colocando o mel nas cherovias e cenouras.

15 comentários:

  1. Que maravilha...deve estar uma delícia :)

    ResponderEliminar
  2. Este frio que não tem fim tb me acentua o mau humor...
    Que se atenua naturalmente quando saem do forno coisas boas que perfumam a casa.
    Gosto tanto de cherovias! Lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que comi e a graça que achei ao nome. Fui uma criança que passou um dia a cantorolar cherovias, cherovias... :)

    ResponderEliminar
  3. Quando vi pastinacas pela primeira vez, num super mercado britanico, chamei-lhe cenouras, a quem o poder do Sol nao concedeu cor, e pensei que preferia levar cenouras normais, sem problemas na pele. ;) Vim a prova-las anos mais tarde, aqui na Prussia, e adorei. Uso-as em sopas e em assados como o teu. E adoro! :)
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Tem muito bom aspecto, mas fiquei com uma dúvida: o que são cherovias??

    ResponderEliminar
  5. Cherovias nunca provei, e acho que aqui por os Alentejos nunca vi à venda, mas legumes assados gosto muito
    E do Inverno também...não se zanguem comigo, mas gosto imenso do frio e da chuva, de andar cheia de roupa, e chegar a casa e ficar no quentinho junto à lareira!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Nunca provei nem pastinacas nem cherovias...mas estou como tu achacada e com o mau-feitio em destaque! Mas, quem não fica com um cantinho da boca para baixo quando olha pela janela e vê vento e frio, e ao mesmo tempo procura um lenço para abafar espirros?! Só mesmo um assado de Domingo como o teu era capaz de solucionar estes males! Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Pois eu prefiro os achaques causados pelo frio do que os causados pelo calor. É certo que em demasia também chateia mas os assados saboreiam-se com outro gosto :)

    ResponderEliminar
  8. Também ando farta deste frio e chuva intoleráveis! Mas o que é certo é que há sempre o conforto destes assados, e mais uma vez reconfortas-nos a alma...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Que composições lindas, adorei as imagens, conseguem mesmo representar a estação do ano.. Parabéns pelo blog é mesmo um dos melhores!

    beijos da marmita

    ResponderEliminar
  10. Acho que já tinha cá deixado um comentário uma vez, mas fica de novo os parabéns pelo trabalho de fotografia.

    Quanto às pastinacas, é algo que descobri quando me mudei para a Suécia e ainda ontem comi uma bela galinha assada no forno com vegetais a acompanhar. Pastinacas estavam presentes. O leve sabor a baunilha é fantástico. Celleriac (salsão em português?) é igualmente delicioso.

    ResponderEliminar
  11. eu e o frio signmifica andar sempre com o lencinho atras de mim.
    e sofro muto com maos frias.
    conforto-me quidno chego a casa com a lareira e cha:-)
    este assado esta bem apetitoso. adoro egumes
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Descobri o seu blog ontem e estou deserto para o ler de fio a pavio.
    Ruibarbo, Acelgas, Cherovias... tudo produtos fora do nosso habitual. Estamos fartos de massas, batatas, arrozes e demais receitas já muito vistas e que nos insistem a por na tv como se grande descoberta tivessem a promover. Voce sim é a verdadeira portadora do ingrediente secreto.
    As fotografias são lindissimas e os textos também, é como que um pouco de poesia num blog de receitas.
    Espero que a descubram e lhe dêem o devido destaque.

    ResponderEliminar
  13. João, há comentários e emails que me enchem de uma alegria miudinha que é só minha. Considero-me 'descoberta' e 'destacada' nas suas palavras e isso, garanto-lhe, não tem par. Obrigada! :))

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!