18.8.11

Figos e amoras em xarope de anis estrelado

Figos e amoras em xarope de anis estrelado

Um céu estrelado numa noite de Verão sem vento é o que mais próximo existe da ideia de férias perfeitas. As horas são escritas na palma da mão e escondidas nas páginas dos livros que se acumularam durante o ano à espera de serem lidos. As conversas intermináveis são postas em dia entre almoços e jantares de amigos e família, sem pressões, nem correrias. As rotinas estilhaçadas são esquecidas atrás dos dias compridos, envoltas numa mistura de preguiça e descanso merecido.

Não são tempos de pratos complicados ou receitas com muitos passos. Nada que a variedade de frutos e vegetais não compense. São cores e texturas que o tempo quente traz consigo e que fazem desta uma época ainda mais especial. Crescem morangos e amoras silvestres, pêssegos, ameixas e outros frutos de Verão. Comem-se às mãos cheias, entre lambidelas e sorrisos melados.

Morangos silvestres // Wild Strawberries

E depois há os figos. Não sei porque gosto tanto de figos. Pode ser que seja o doce. Ou as diferentes texturas da pele, das grainhas e do sumo. Ou talvez seja apenas a graça de um fruto que é quase tão bom seco como fresco. Diz-se destes terem sido a fruta favorita de Cleópatra. Dignos de uma imperatriz, os figos frescos não precisam de grande coisa para lembrarem o céu. Neste caso, estrelado e sem sombra de vento.

Figos e amoras em xarope de anis estrelado



Figos e amoras em xarope de anis estrelado
Adaptado de uma receita de Diana Henry, delicious. magazine, September 2011

serve 4, com iogurte grego

150ml vinho branco seco
35g açúcar
1 estrela de anis
sumo de 1 limão pequeno + a casca em tiras
8 figos, cortados ao meio
150g amoras silvestres

Coloque o açúcar numa caçarola com o vinho, a casca e metade do sumo de limão e a estrela de anis. Leve ao lume e mexa até o açúcar se dissolver. Adicione os figos com a parte cortada para baixo e deixe ferver 2 minutos. Retire os figos cuidadosamente e coloque numa tigela. Descarte a casca e o anis. Reduza ligeiramente o líquido até obter um xarope e acrescente o restante sumo de limão. Deixe arrefecer. Junte as amoras aos figos e verta o xarope sobre a fruta. Deixe a fruta macerar por 30 minutos (mas não mais) e sirva simples ou com iogurte grego.

5 comentários:

  1. São estrelas como esta que fazem os figos brilhar numa receita de preguiça perfeita, como as receitas de Verão devem ser! As fotos lindas, como sempre. Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Estou com excesso de figos mas os daqui são pingo de mel, docinhos até dizer chega. Amoras não tenho, as cabritas comeram-nas todas :)

    ResponderEliminar
  3. adoro figos...
    Fotos lindas...
    Blog perfeito...

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Esta combinação pareceu-me perfeita. Adoro amoras e figos. Infelizmente aqui nos Açores são frutos de final de Agosto princípio de Setembro, por isso não têm aparecido à venda. Quanto ao anis estrelado, dediquei-lhe um bolo no receitasaodesafio. Adoro o paladar a anis.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Querida Suzana
    Que saudades de tanta coisa boa! Também os há por aqui mas ainda não encontrei tão bons como os nossos. A minha busca continua.
    Adorei ver-te na TV mesmo a esta distancia.
    Beijo grande

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!