17.8.11

Mercados, mercearias e outras compras

mercado

Há quem compre sapatos compulsivamente. E malas, umas a seguir às outras. Há os loucos por livros e os que se perdem por carros. Comprar é uma necessidade imposta por uma sociedade que se organiza em quem tem e quem não tem. Como todos temos de comer, comprar alimentos pode ser um desafio atendendo a preço, qualidade, proveniência, sustentabilidade, etc. Privilegio lojas pequenas e mercados. As minhas rotinas desenvolvem-se em torno do sítio onde vivo. São locais, baseadas na proximidade e sempre que possível compro produtos nacionais.

Os mercados de bairro ou de rua existem espalhados pelo país e diariamente ou em dias certos podem comprar-se produtos frescos, cereais, lacticínios e toda uma panóplia de produtos de outras proveniências. Gosto de comprar especiarias em pequenas quantidades e em semente. Quando tal não é possível, a melhor opção é comprar embalagens pequenas de especiarias já moídas.

mercearias

As lojas de produtos naturais ou os supermercados de produtos biológicos têm muitas vezes uma escolha de mercearia variada. Muitas das farinhas menos comuns, como a espelta, a de soja, alfarroba ou de castanha podem ser encontradas nestas lojas, assim como sementes e cereais variados. No meu bairro existe um supermercado biológico, o Brio, onde podem ser encontrados todos estes produtos e a que vou com frequência.

Os legumes e frutas que se consomem cá em casa são quase sempre da incursão semanal ao mercado biológico do Príncipe Real. Uma rotina das manhãs de Sábado que serve como inauguração do fim de semana. Sem passagem pelas grandes superfícies.

bancas no mercado



Uma alternativa cada vez mais a considerar são as ofertas online de produtos que podem ser comprados e que são entregues em casa. É um sistema cómodo e que oferece uma enorme diversidade de opções. Os mais conhecidos são os serviços disponibilizados pelas grandes superfícies, mas existem outros. Pode, por exemplo, comprar-se vagens de baunilha na Amazon e a nível nacional existe agora a e-mercearia onde se podem encontrar diversas farinhas para pão e bolos, entre outros produtos.





frutaria