22.8.11

Peixe. mar e um gratinado de tomate e espinafres

peixe fresco

Não há peixe como o da costa portuguesa. Não sou só eu que o digo. É uma impressão generalizada e que é corroborada por quem o prova. Infelizmente o bom peixe português chega a cada vez menos portugueses. Porque o peixe é caro. Porque a oferta de peixe pescado e produzido sabe-se lá onde é cada vez maior. Porque os mercados estão abertos apenas a horas em que a maioria das pessoas não está disponível e peixarias com havia há uns anos nem vê-las. mas por muitas que sejam as dificuldades, nada bate o bom peixe. Português.

As minhas férias no Algarve são sempre uma altura de celebração do peixe. As duas "viúvas" da fotografia foram deixadas pelo meu pai para o nosso almoço de abertura da época balnear. Não podiam ser melhores. Desconfio que as "viúvas" têm outro nome mas foi assim que o pescador lhes chamou. Ou assim diz o meu pai.

banho ao fim da tarde

Gratinado de tomate e espinafres // Spinach Tomato Gratin

Um gratinado de tomate e espinafres é pretexto para um acompanhamento diferente. Nas cores da estação e fazendo uso dos deliciosos tomates, é uma alternativa que também pode fazer de prato principal. E demora literalmente minutos a fazer.



Gratinado de tomate e espinafres

serve 2-4 (como refeição ou acompanhamento)

3 batatas médias, em fatias de 1 cm
2 tomates grandes
1 molho de espinafres
2 colheres sopa azeite
1 dente de alho, picadinho
noz-moscada
75g queijo mozzarella ralado
100 ml natas
100 ml leite
2 ovos grandes

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coza as batatas por 5 minutos (ou até estarem quase cozidas) em água com sal. Coloque uma colher de sopa de azeite e o alho picado numa frigideira e leve ao lume. Adicione os espinafres e deixe que estes reduzam de tamanho, mexendo ocasionalmente. Tempere com sal e pimenta e um pouco de noz-moscada. Mexa, desligue o lume e reserve. Misture os ovos batidos com as natas e o leite. Tempere com sal. Pincele um prato de forno com a outra colher de azeite. Disponha uma camada de batata e uma de espinafres. Repita a operação. Corte os tomates em fatias e sobreponha. Polvilhe com o queijo mozzarella e leve ao forno por 15-20 minutos ou até ficar dourado. Sirva como acompanhamento ou como refeição, neste caso acompanhado por uma salada verde.