24.8.11
Friands ou financiers e um receita com mirtilos
Tenho para comigo que há receitas que surgem para resolver problemas levantados por outras. Umas são pensadas sem comprometimentos, sem pressões. E depois há as outras que têm de se ver com os restos, o que sobra ou o que falta, o que é barato, o que precisa de ser gasto. É uma escolha entre a receita higiénica e o lixo. E não há nada que me tire mais do sério que o desperdício. Por isso sou fã de financiers. Ou friands como lhe queiram chamar. Tenho para comigo que se há receita que viu a luz por causa de claras e mais claras a amontoarem-se numa qualquer cozinha, esta foi uma delas. Nada que retire qualquer mérito aos autores ou aos bolinhos propriamente ditos.
A discussão sobre o nome é antiga. Financiers são também chamados Friands na terminologia anglo-saxónica. Alguns defendem que os bolinhos de inspiração francesa (financiers) são apenas feitos com amêndoa enquanto os friands podem levar outros ingredientes como coco ou nozes raladas. Nomes à parte fica a sugestão para quando as claras abundam.
Financiers* de mirtilos
Adaptado a partir de uma receita de Bill Granger, Waitrose Kitchen, July 2011
Faz 12-16 unidades, dependendo do tamanho
115g de manteiga sem sal, derretida
100g de amêndoa ralada
165g de açúcar superfino
65g de farinha, peneirada
1/4 colher (chá) fermento em pó
6 claras ovo grandes
pitada de sal
100g de mirtilos frescos (ou congelados)
açúcar em pó, para polvilhar (opcional)
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela coloque a amêndoa, o açúcar e a farinha. Bata as claras ligeiramente com uma pitada de sal e incorpore-as nos ingredientes secos. Acrescente a manteiga e mexa apenas até a mistura estar homogénea.
Deite uma colherada de massa em cada forma (previamente pincelada com manteiga e polvilhada com farinha) e deite alguns mirtilos por cima. Coza por 25-30 minutos ou até os bolinhos estarem dourados. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha metálica. Polvilhe com açucar em pó antes de servir.
--
Outros financiers:
Financiers de framboesa
Financiers de coco e framboesas