1.9.11

Cataplana de peixe e camarão para o último almoço de Verão

Cataplana de peixe e camarão

No meu calendário o Verão acaba quando o mês de Agosto se despede. Vai-se o espírito das férias, o ritmo lento e a sensação de dias sem fim. Arrumam-se cestas, biquinis e chapéus. Por um breve instante fica uma tristeza miudinha que rapidamente se esconde atrás de um "até para o ano" e da vontade de partir para novas paragens. Sinónimo de peixe, o Verão é encerrado com a solenidade e o respeito que o momento exige. Tira-se a cataplana do armário, põe-se a mesa com pompa e circunstância e fazem-se balanços de mais uma temporada junto ao mar.

Como que para reforçar o sentimento de fim de Verão, ontem choveu durante várias horas. Confirma-se o fim de um ciclo e o início de outro. O Outono não tardará em chegar. E essa é a minha altura favorita do ano.

Cataplana de peixe e camarão
Alvor, Portugal



Cataplana de peixe e camarão

3 postas de corvina, em pedaços (sem espinhas)
3 colheres (sopa) azeite
2 cebolas, picadas
2 dentes de alho, picados
400g tomates maduros, picados grosseiramente
1 pimento verde, em tiras
1 folha de louro
75 ml vinho branco
200 g camarão
500 g batatas novas
sal e pimenta preta, moída na altura

coentros picados, para servir

No fundo da cataplana coloque o azeite, as cebolas cortadas e o alho. Deixe cozinhar 2-3 minutos e junte o tomate e o pimento cortado em tiras. Quando o tomate começar a reduzir ligeiramente introduza o peixe e a folha de louro. Adicione o vinho branco e tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Feche a cataplana e deixe cozinhar por 10 minutos, abanando a cataplana ocasionalmente.

Separadamente, coza as batatas novas em água com sal durante 8-10 minutos. Escorra e reserve. Mantenha a cataplana ao lume e (com cuidado) abra a tampa. Junte as batatas e os camarões. Feche novamente a cataplana e cozinhe 3 minutos. Retire a tampa, polvilhe com os coentros picados e sirva na cataplana.

10 comentários:

  1. Gostei imenso desta sugestão de prato. A cataplana foi uma invenção fantástica. Um verdadeiro ninho de sabores. Faço cataplanas com muita frequência cá em casa porque todos adoramos e na maioria das vezes são de peixe e marisco, muito idêntica à sua. Agradou-me o conceito deste prato. Entristeceu-me o fim do Verão e o começo de um novo ciclo. Para mim, os dias mais curtos são sinónimo de trabalho, de chuva, de vento...
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Que linda cataplana mesmo com aquele ar de fim de verão e sabor a mar. Adoro cataplanas e tambem faço muitas vezes...sempre com um toque e sabor a mar!
    Adorei. Por aqui o verão ainda se está a despedir e ainda tento gozar um bocadinho o sol que em chegando ao inverno tem dias que não ponho a vista em cima.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fico feliz por acederes à minha sugestão...Pena é de estar de relações cortadas com os camarões.temos que dar tempo ao tempo ,não é?
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Partilhamos o mesmo gosto por esta altura do ano.
    Coincidências da vida, hoje também postei algo no meu blog.
    http://cronicasdavida.blogspot.com/
    Admiro o seu jeito com as palavras, têm muita poesia.
    É pecado, mas cobiço-lhe o dom.

    ResponderEliminar
  5. Olá Suzana,

    Que excelente maneira de te despedires do Verão! Adoro cataplana!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Tem óptimo aspecto. Adoro peixe e marisco :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana!
    Que saudades de uma cataplana! Qdo vim para o Brasil, trouxe a que tinha mas ainda não a utilizei, pois na zona onde estou não consigo a diversidade e frescura dos nossos peixes e mariscos. A sua devia estar uma delícia!
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  8. de facto nada como um belo prato composto por peixe para a despedida do mes de agosto
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Para mim e apesar do calor, Setembro já cheira a Outono e uma cataplana sabe sempre bem no início ou final de uma estação :)

    ResponderEliminar
  10. De facto a cataplana é uma invenção excelente para a cozinha, e é não serve só para colocar ingredientes lá dentro e fechar, é mais versátil do que isso, acompanhei o festival gastronomico do Algarve onde deram uma grande relevância à cataplana.
    A receita está muito boa e as fotos são sem duvida muito boas.
    Parabéns.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!